Analise acido acetico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINACAMPUS SÃO JOSÉLICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA - HAB. QMCDisciplina : Química Analítica Quantitativa |

PRÁTICA 5 – Espectrofotometria – Determinação de Ferro (II) em medicamento por espectrofotometria de absorção molecular na região do visível

1.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Falar sobre o FERRO

1.1 Métodos analíticos para a determinação de Ferro (II)Para a quantificação de fármacos, inclusive a determinação da quantidade de Ferro(II) em medicamentos as técnicas analíticas mais utilizadas são a volumetria e a espectrofotometria na região do visível.

1.1.1 Determinação de Ferro (II) por titrimetria (volumetria)
Através da titrimetria o elemento Ferro pode ser determinado por oxidação-redução ou por complexação.

1.1.1.1Oxidação-redução
Neste processo, uma substância é oxidada e a outra é reduzida, havendo transferência de elétrons. Sua utilização é largamente empregada em análise farmacêutica através dos principais métodos: permanganatometria (KMnO4), cerimetria (Ce(SO4)2), iodimetria (I2), iodometria (Iodeto/Na2S2O3), iodatimetria (KIO3), dicromatometria (K2Cr2O7).

1.1.1.2 Complexação
Em química analíticautiliza-se amplamente a titulação complexométrica com EDTA para quantificar cátions como Ca(II), Bi(II), Zn(II), Mg(II), Fe(III) e Al(III). Num complexo metal-EDTA a formação de uma constante é dependente do pH do meio. O Fe(III) forma com o EDTA um complexo heptacoordenado (Fe(EDTA)(H2O)-) e sua constante de formação é elevada, logK=25,1.

1.1.2 Determinação do Ferro por espectrofotometria na região dovisível
A espectroscopia de absorção UV-Vis utiliza radiação eletromagnética cujos comprimentos variam entre 200 e 800 nm. Quando estimulada com este tipo de radiação, a molécula do composto pode sofrer transições eletrônicas por ocasião da absorção de energia quantizada. A resposta a este estímulo se apresenta na forma do espectro eletrônico de absorção como registro gráfico do sistema. Noespectro, considera-se a região do visível a faixa entre 400 e 800 nm.

1.1.2.1 Método da 1,10-Fenantrolina
Pode-se determinar o Fe(II) através da espectrofotometria com a utilização de um reagente, a ortofenantrolina , muito seletivo, sua fórmula: C12H8N3. A ortofenantrolina reage com e o Ferro em meio ácido, na faixa de pH de 2 a 9 o complexo apresenta estabilidade por longo períodos,apresentando um complexo de cor vermelho-alaranjado. Já o Ferro(III) pode ser reduzido com cloreto de hidroxilamônio ou com hidroquinona.

1.1.2.2 Lei de Lambert-Beer
Diversas substâncias e misturas absorvem luz ultravioleta (UV) ou visível (Vis). Assim temos que:
A = Ԑ.b.c
Onde:
- A é a absorbância (sem unidades, pois A= log10P0/P)
- Ԑ é a absortividade molar em unidades de Lmol-1cm-1;consistindo numa medida da quantidade de luz absorvida por unidade de concentração. Tem-se como absortividade molar, a característica de uma substância para um determinado comprimento de onda e um determinado solvente.
- b é o comprimento do caminho da amostra, isto é, o comprimento do caminho que a luz tem que atravessar na cuba ou qualquer recipiente onde esteja a solução. Esta grandeza tem unidadesde comprimento, exemplo centímetro.
- c é a concentração do elemento que absorve, na solução, expresso em mol-1.

Quando a luz passa através de uma solução sem absorção nenhuma, a absorbância é zero e a transmitância T percentual é100%; no caso em que toda luz é absorvida, a transmitância T percentual é zero e a absorbância é infinita. A equação, A = Ԑ.b.c, mostra que a absorbância depende daquantidade total de substância absorvedora que há no caminho ótico através da cuba com a solução. A relação linear entre a concentração e absorbância é simples e direta, sendo assim prefere-se expressar a lei de Lambert-Beer usando a absorbância como uma medida da absorção em vez de % T.

2. OBJETIVO

- Determinação do teor de Fe(II) em medicamentos, usando 1,10-fenantrolina como...
tracking img