Padronização de naoh e hcl, analise de teor de acidez de vinho branco, vinagree acido acetico

1853 palavras 8 páginas
Lennon Pereira
Elma Santos

Preparações e Padronizações de soluções com NaOH e HCl
Profº Ana Lucia Coltro

FARTEC
São José do Rio Preto
05/2013
Titulo: Preparação e padronização de soluções de hidróxido de sódio e acido clorídrico 0,1M

Introdução:
HCl: O ácido clorídrico (HCℓ) é uma solução aquosa, ácida e queimativa, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa. Uma solução aquosa de HCℓ na concentração de 1 mol/L tem pH = 0. Em sua forma pura, HCℓ é um gás, conhecido como cloreto de hidrogênio.
Em sua forma de baixa pureza e com concentração não informada, é conhecido como ácido muriático (muriático significa pertencente a salmoura ou a sal), sendo vendido sob essa designação para a remoção de manchas resultantes da umidade em pisos e paredes de pedras, azulejos, tijolos e outros.

NaOH: O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte.
Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.
Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

Padronização (também conhecido como standardização ou estandardização) é o processo de desenvolvimento e combinar normas técnicas. Uma norma (padrão) é um documento que estabelece engenharia uniforme ou especificações técnicas, critérios, métodos, processos, ou práticas. Algumas UA Objetivos:
Preparar e padronizar as soluções descritas acima, e determinar teor de acidez de vinagre branco, acido acético 99% e

Relacionados