Analisando o contexto empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 DESENVOLVIMENTO


2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

Nos dias atuais são muitas as situações em que a matemática e a informática estão presentes na nossa vida. Além de conhecer o funcionamento de um computador é necessário saber usar as fórmulas matemáticas existentes em planilhas como no Excel, que irá nos ajudar a resolver operações matemáticas que no papel ou em calculadorademorariam ou seriam impossível de se calcular, mas que no computador se resolve em segundos.
Essas operações matemáticas como porcentagem, regras de três, funções, gráficos, etc, são usados diariamente em todos os tipos de comércios, empresas e até no nosso dia, às vezes sem percebermos estamos fazendo cálculos para comprar algo, além usarmos sempre no controle mensal de nossas despesas.
Mas na vidado profissional de contabilidade a situação é diferente, a matemática faz parte de quase todo o seu trabalho, é através dela que se controla o patrimônio líquido de uma empresa, fazendo cálculos de porcentagens e através de planilhas com valores que demonstram o estoque, despesas, imobilizado, contas a pagar e a receber e muito mais. A porcentagem é uma das operações que é utilizada parademonstrar de maneira simples como esta o desenvolvimento da empresa, sendo um referencial para que o administrador saiba qual atitude tomar em sua empresa.


2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

Os fatores ambientais influenciam muito nas organizações, principalmente o ambiente externo, prejudicando o crescimento das empresas. Entre os fatores externos que influenciam nas organizações está nadificuldade de se encontrar mão-de-obra qualificada, ou se o empresário investe em treinamento para os seus funcionários acaba por perder este para os concorrentes que oferecem benefícios melhores, obtendo assim um funcionário treinado e apto para o trabalho. A dificuldade com a concorrência é grande e às vezes até desleal, com táticas que causam até a falência de certas empresas.
Outro fatorambiental que influenciam as organizações são os recursos financeiros é outro fator que prejudica o crescimento e desenvolvimento de projetos das empresas, pois além de juros às vezes abusivos, há também as garantias que são exigidas.
Mas existem formas que podem ajudar a diminuir esse impacto, isso se faz através de um bom planejamento pelos gestores das empresas. Pode se começar com um processo demotivação aos funcionários utilizando à teoria de Abraham Maslow, que busca primeiro as necessidades básicas como: fisiológicas , de segurança e sociais, e as necessidades de motivação pessoal como: auto-estima e auto-realização, e planejar também tudo o que deve ser feito e qual a forma mais eficaz de se fazer. Depois de direcionar e organizar as tarefas de forma a aumentar o rendimento é horade observar se todas as etapas estão sendo seguidas conforme o planejado. E principalmente não se esquecer de controlar também as planilhas da contabilidade da empresa, observando se o planejamento está causando efeito positivo ou negativo no crescimento da empresa, além de controlar outros dados importantíssimos como estoque, fornecedores, vendas à prazo, etc. Seguindo esses passos tenho certezade que o resultado final será sempre o melhor possível.


2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO

Para se exercer os direitos da vida civil é necessário que a pessoa por lei tenha essa capacidade. A princípio a capacidade para se exercer os atos da vida civil começa com a maioridade que é atualmente aos 18 anos completos, mas existem alguns casos que mesmo sem ter atingido a maioridade apessoa pode assumir essa capacidade, essa concessão é chamada de emancipação, que esta no Novo Código Civil art. 5º parágrafo único pode ser:
- pela concessão dos pais, com 16 anos completos, mediante instrumento público.
- pelo casamento, a lei reconhece que se está maduro para se casar pode também praticar atos da vida civil.
- pelo exercício de emprego público efetivo, se for aprovado num...
tracking img