Chava acida/basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Química ácido – base

Conceito sobre ácido e base

A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.

Ex: O cloreto de hidrogênio (HCl) ioniza-see libera H+ defindo-se como ácido clorídrico, como segue:
Ex: O hidróxido de sódio, a popular soda cáustica, ao se ionizar em água, libera uma hidroxila OH-, definindo-se assim como base:

Efeitos Ambientais

Chuva ácida/básica

Mesmo limpa, e podendo ser chamada “neutra”, a chuva normal possui um pH de aproximadamente 5,6. Isso porque ela reage com o dióxido de carbono (CO2) na atmosferae forma o ácido carbônico (H2CO3) levemente ácido antes de se transformar em chuva.

CO2 (g) + H2O (l) → H2CO3 (aq)

* O que é chuva ácida?

Apesar da chuva em equilíbrio com o gás carbônico já ser ácida, só dizemos que a chuva tem um excesso de acidez quando seu pH for menor que 5,6.
O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos deenxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.

Formação da chuva ácida

O crescimento das populações urbanas e dos níveis de industrialização levou ao aumento da demanda de energia, causando aumento da emissão de poluentes, sendo a combustão de óleos fósseisa principal fonte de poluentes na atmosfera urbana, como: dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NO e NO2, chamados NOx), monóxido de carbono (CO) e material particulado em suspensão.
A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande desses poluentes, que reagem com as partículas de água presentes nas nuvens e formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou oácido sulfúrico (H2SO4).

→ Óxidos de nitrogênio (NOX)
O nitrogênio gasoso (N2) e o oxigênio molecular (O2) da atmosfera podem reagir formando o monóxido de nitrogênio (NO). No entanto, esta reação não é espontânea, necessitando de muita energia para ocorrer. Por exemplo, durante a queima de combustível no motor do carro ou em fornos industriais a temperatura é muito elevada, fornecendo aenergia necessária para que ocorra a formação do monóxido de nitrogênio de forma eficiente.
N2 (g) + 2O2 (g) → 2NO2 (g) (em altas temperaturas)
O monóxido de nitrogênio pode ser oxidado na atmosfera (que contém O2) e formar o dióxido de nitrogênio (NO2) que tem cor marrom. O monóxido de nitrogênio em contato com partículas de água forma o ácido nítrico (HNO3), que contribui para aumentar a acidez daágua de chuva.
2NO2 + H2O → HNO2 + HNO3

A emissão de NO2, que provém principalmente da queima de combustíveis pelos carros também pode provocar problemas respiratórios e diminuir a resistências do organismo à vários tipos de infecções.

→ Dióxido de enxofre (SO2)

Dióxido de enxofre (SO2) é o responsável pelo maior aumento na acidez da chuva. Este é produzido diretamente comosubproduto da queima de combustíveis fósseis como a gasolina, carvão e óleo diesel.
De forma equivalente a outros óxidos, o SO2 reage com a água formando o ácido sulfuroso:
SO2 (g) + H2O (l) → H2SO3 (aq)
O dióxido de enxofre também pode sofrer oxidação na atmosfera e formar o trióxido de enxofre (SO3), que por sua vez, em contato com a água da chuva irá formar o ácido sulfúrico (H2SO4), queé um ácido forte.
SO2 (g) + ½ O2 (g) → SO3 (g)
SO3 (g) + H2O (l) → H2SO4 (aq)
Um outro fator muito importante sobre a emissão de SO2 é a formação de ácidos no corpo humano, a medida que respiramos. Este ácido pode provocar problemas como coriza, irritação na garganta e olhos e até afetar o pulmão de forma irreversível.
Consequências da Chuva Ácida
A água de um lago em condições naturais...
tracking img