Analfabetismo tecnologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O analfabetismo tecnológico - 7/4/08
Seg, 07 de Abril de 2008 03:48
[pic][pic][pic]
Geralmente, quando se fala em analfabetismo no Brasil, vem à mente a figura de uma massa humana com mais de 15anos de idade que soma duas desgraças: a pobreza material extrema e a absoluta falta de escolaridade.
 
Paulo Nathanael Pereira de Souza
Presidente do Conselho de Administração do Centro deIntegração Empresa-Escola (CIEE).
Geralmente, quando se fala em analfabetismo no Brasil, vem à mente a figura de uma massa humana com mais de 15 anos de idade que soma duas desgraças: a pobreza materialextrema e a absoluta falta de escolaridade. São os chamados analfabetos puros, que andam aí pelos milhões de almas. No entanto, tão grave quanto esse é o analfabetismo funcional, que afeta dezenas demilhões de brasileiros, que deixaram a escola sem haver aprendido o mínimo necessário para enfrentar a vida moderna, pois mal sabem ler e escrever, e nem sequer conseguem fazer operação aritmética comnúmeros de três algarismos.

A crise de qualidade, que campeia pelo sistema de ensino, engrossa, ano a ano, a quantidade desses infelizes, que nem sempre apresentam carências materiais e financeiras, masque não deixam de sofrer das limitações dos praticamente analfabetos. Não bastasse isso, ainda haveria que se levar em conta um terceiro tipo de analfabetismo que avassala o país: o digital ouinformático. Ou, como também se costuma dizer, o analfabetismo tecnológico.

É desnecessário afirmar que estamos em meio a uma revolução global, cujo instrumento principal é a informação armazenada edifundida pelos computadores. Quem não dispõe de computador em casa dificilmente se encontra aparelhado para competir pela sobrevivência nessa cultura de desafios em que se converteu o mundo da ciência e datecnologia. A grande escola da modernidade chama-se internet, mas consta que apenas pouco mais de 10% dos brasileiros têm intimidade com ela porque o computador ainda se encontra no patamar do...
tracking img