Resumo (compreender o trabalho para transforma-lo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de São Carlos
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Disciplina: Enp 123- Tópicos Avançados E Organização Do Trabalho
Prof. Paulo Eduardo G. Bento
Aluna: Fabiana Pavão Barcelini

SÍNTESE
Texto 1

GUÉRIN, F., LAVILLE, A., DANIELLOU, F., DURAFFOURG, J., KERGUELEN, A. Compreender o trabalho para transformá-lo – a prática da ergonomia. São Paulo EditoraEdgard Blucher, 2001.

De acordo com Guérin, a atividade de um operador, num dado momento, é o resultado de um compromisso complexo levando em consideração numerosos fatores: externos ao operador (objetivos determinados pela empresa e os meios postos a sua disposição) e internos (as propriedades gerais do organismo humano e as características particulares, estáveis ou do momento, aspropriedades gerais do raciocínio humano, os saberes adquiridos ao longo de sua historia, mas também a personalidade do operador e seus projetos individuais.
Com base neste contexto, o autor propõe apresentar métodos de análise do modo como a atividade se constrói em relação a esses diferentes fatores. Inicialmente serão especificados os fatores que intervêm nos compromissos elaborados e, depois,apresentados alguns elementos relativos à construção de uma estratégia pelos operadores.
Para atingir os objetivos da produção, a empresa define meios técnicos e organizacionais. Os operadores, na elaboração de seus modos operatórios, têm de leva em conta dois constrangimentos subestimados: a variabilidade da produção, e os constrangimentos temporais.
A variabilidade na empresadivide-se em duas categorias: variabilidade normal, que decorre do próprio tipo de trabalho efetuado, sendo que uma parte dela pode ser previsível e a variabilidade incidental (ex: uma ferramenta que quebra).
Os constrangimentos temporais mostram o tempo como sendo um dos elementos essenciais que intervêm na determinação dos modos operatórios. A pressão do tempo resulta de uma combinação deconstrangimentos relativos: às normas de produção, às limitações temporais, ao aparecimento de acontecimentos não-controlados, à colaboração com outras pessoas.
Guérin também faz uma análise sobre a diversidade e variabilidade dos indivíduos, podendo estas ser dividas em: diversidade interindividual e variações intra-individuais.
Na diversidade interindividual, “o mesmo posto de trabalho”,ocupado por duas pessoas diferentes, apresentará duas situações de trabalho específicas: os operadores altos ou baixos adotarão posturas diferentes, o que tem mais experiência desenvolverá estratégias diferentes daquele que tem menos. Os esforços, os raciocínios usados e a fadiga resultante não serão equivalentes, mesmo que o resultado produzido pareça idêntico.
As variaçõesintra-individuais ocorrem ao mesmo tempo, em escala diária(efeito dos ritmos biológicos, fadiga ligada aos acontecimentos do dia), semanal e trimestral(acumulação de fadiga entre dois feriados) e ao longo dos anos (efeitos do envelhecimento).
O autor também destaca a construção dos modos operatórios, os quais serão comentados abaixo.
A atividade de um operador em dado momento é organizada em funçãode objetivos como: objetivos gerais fixados pela empresa, objetivos intermediários que o operador se fixa para atingir os primeiros e objetivos pessoais. Para atingir os objetivos, levando em conta os meios de que dispõe e seu próprio estado, o operador vai elaborar modos operatórios. Essa construção mostra uma combinação de diferentes níveis de organização da atividade humana: baseia-se ao mesmotempo em esquemas, ou seja, seqüências de busca de informações e de ações bastante integradas, e num planejamento de conjunto, ligado às intenções do operador. Deve-se levar em consideração que conforme a experiência do operador, uma dada situação mobilizará saberes mais ou menos amplos.
A memória é também mobilizada pra produzir comparações, deduções, raciocínios lógicos complexos....
tracking img