An Lise Formal Mostrengo

1431 palavras 6 páginas
Introdução
O “Mostrengo“ é um poema da segunda parte – Mar Português – da Mensagem- coletânea de poemas de Fernando Pessoa, escrita entre 1913 e 1934, data da sua publicação. Esta obra contém poesia de natureza épico-lírica participando assim das características deste dois géneros. As características épicas notam-se no tom de exaltação heroica que percorre o poema e a obra; a evocação dos perigos e dos desastres bem como o conteúdo histórico ali apresentado. No que diz respeito à sua dimensão lírica, ela é expressa na forma como o sujeito poético se exprime.

Análise Formal
Em termos formais, constatamos que o poema é constituído por três estrofes (terceto), de nove versos (nonas). Quanto à escanção os versos são irregulares. Os versos predominantes são decassilábicos, havendo no entanto também a presença de hexassílabos, octossílabos e eneassílabos. Predomina o ritmo ternário, conferindo ao poema o tom alto próprio do poema épico. A rima é emparelhada e cruzada, segundo o esquema a a b a a c d c d. Existe a alteração de rima rica (“desvendo/mundo”) e rima pobre (“chiar/entrar”).
Verifica-se a presença de um verso solto, que é aquele que transporta em si um grande simbolismo pela referência às três vezes. Merecem ainda destaque neste campo as sonoridades que na sua maioria são onomatopaicas, possibilitando a existência de grande harmonia imitativa. As consoantes s /v/, /z/ e /ch/, imitam o som do voar do mostrengo. Além disso a abundância de sons nasais e fechados, bem como da consoante vibrante /r/ contribuem para o estilo característico da epopeia. Esta predominância dá ao poema um som sombrio e pesado, confirmando o tom dramático que o caracteriza.
Analise interna Metáfora: “Meus tetos negros do fim do mundo?”;
Valor expressivo: O Mostrengo tenta impor respeito usando palavras fortes para descrever o horror que representa.

Antítese: “Três vezes do leme as mãos ergueu/Três vezes ao leme as repreendeu”
Valor expressivo: Representar simultaneamente a

Relacionados

  • A mensagem de fernando pessoa
    61964 palavras | 248 páginas
  • Fernando pessoa - mensagem
    62176 palavras | 249 páginas
  • Reforço escolar
    15231 palavras | 61 páginas