Amplificadores operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Amplificadores
Amplificador  é um equipamento usado para dominar uma grande quantidade de energia. A relação entre a entrada e saída de um amplificador geralmente trabalha em função da frequênciade entrada onde é denominada função de transferência e a magnitude desta função é chamada de ganho. Na cadeia de amplificadores encontramos: Amplificadores eletrônicos, Amplificadores valvulados,Amplificadores transistorizados e Amplificadores operacionais (amp ops). Nesse contexto trataremos de um tipo em especial: os Amplificadores operacionais e as suas aplicações gerais.
Amplificadoresoperacionais (amp ops)
Os amplificadores operacionais são dispositivos extremamente versáteis com uma imensa gama de aplicações em toda a eletrônica. Dizemos que eles são excelentes por serem deacoplamento direto de alto ganho, que usam realimentação para controle de suas características e são visados como componente fundamental na elaboração de circuitos analógicos.
"Um amplificador operacional ouamp op é um amplificador com um ganho muito alto que possui duas entradas, uma inversora (-) e uma não inversora (+). A tensão de saída é a diferença entre as entradas + e - , multiplicado pelo ganhoem malha aberta...".

Eles são hoje encarados como um componente, um bloco fundamental na construção de circuitos analógicos. Internamente, são constituídos de amplificadores transistorizados emconexão série. 
Amplificador operacional ideal
As propriedades de um circuito amplificador operacional ideal são:
* Ganho de tensão diferencial infinito;
* ganho de tensão de modo comum igual azero;
* tensão de saída nula para tensão de entrada igual a zero;
* impedância de entrada infinita;
* impedância de saída igual a zero;
* faixa de passagem infinita;
*deslocamento de fase igual a zero;
* deriva nula da tensão de saída para variações de temperatura.
Na prática, as limitações dos amplificadores operacionais são muitas, ocorrendo, entretanto, um contínuo...
tracking img