AMPLIFICADOR OPERACIONAL

1871 palavras 8 páginas
1.Introdução

Tendo em vista as aplicações do amplificador operacional são difíceis enumerara-las, pois são muitas. Tendo exemplos de aplicações nos sistemas eletrônicos de controle industrial, na instrumentação industrial, instrumentação médica, em equipamentos de telecomunicações, equipamentos de áudio, sistemas de aquisição de dados, geração de formas de onda senoidais ou não em frequências desde C.C. ate vários Mega-hertz, sistemas de regulação de tensão e corrente, processamento de sinais e entre outros.Os amplificadores operacionais são amplificadores de acoplamento direto, de alto ganho, que usam realimentação para controle de suas características. Eles são hoje encarados como um componente, um bloco fundamental na construção de circuitos analógicos.

2.AMPLIFICADOR OPERACIONAL

O amplificador operacional ou simplesmente Amp-OP, foi introduzido na década de 40, o Amp-OP sofreu inúmeras melhorias, ganhando assim, posição de destaque entre os componentes eletrônicos.
Sendo um componente ativo usado na realização de operações aritméticas envolvendo sinais analógicos. O amplificador operacional recebeu este nome porque foi projetado inicialmente para realizar operações matemáticas utilizando a tensão como uma analogia de uma outra quantidade. Esta é à base dos computadores analógicos onde os Amp-ops eram utilizados para realizar as operações matemáticas básicas (adição, subtração, integração, diferenciação, e outras).
Neste sentido, um verdadeiro amplificador operacional é um elemento do circuito ideal. Os amplificadores reais utilizados, feitos de transístores, válvulas, ou outros componentes amplificadores, são aproximações deste modelo ideal. Foram desenvolvidos na era das válvulas termoiônicas, onde eles eram usados em computadores analógicos. Os Amp-ops modernos são normalmente construídos em circuitos integrados, apesar de ocasionalmente serem feitos com transistores discretos, e geralmente possuem parâmetros

Relacionados

  • Relatorio de estagio analise clinica
    9880 palavras | 40 páginas