Amplificador operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Amplificador operacional


Um amplificador operacional é um amplificador com uma saída e duas entradas que amplifica a diferença das tensões aplicadas às entradas.
Das duas entradas, uma chama-seinversora e a outra não inversora, pois a tensão de saída é vo = A vd = A (v+ - v-), em que A é o ganho de tensão, vd é a tensão diferencial de entrada, v+ é a tensão aplicada à entrada não inversorae v- é a tensão aplicada à entrada inversora. Por exemplo, se v+ = 0,1 V e v- = - 0,1 V, o valor de vd será vd = v+ - v- = 0,1 – (-0,1) = 0,1 + 0,1 = 0,2 V. Verifica-se que a tensão aplicada àentrada inversora é amplificada com sinal -.




As características principais de um amplificador operacional ideal são :
- Ganho de tensão infinito
- Resistência de entradainfinita
- Resistência de saída nula
- Largura de banda infinita
- Tensão de offset de entrada nula
- Slew rate infinito
- Deriva térmica nula
Na prática os ampop não são ideais mas sim reais, o que implica que aquelas características são aproximadas. No entanto, considerar os amp op ideais simplifica o estudo das suas aplicações e é o que vamos fazer.Vamos tirar duas conclusões importantes para o estudo de circuitos com amp op.




1) Do facto da resistência de entrada ser infinita resulta que a corrente de entrada ii é zero.



2) Sendo oganho A infinito, conclui-se que vd = 0. Isto resulta do seguinte :

Se vd é nulo, será vd = v+ - v- = 0 V e então v+ = v-, ou seja, a tensão na entrada inversora é igual à tensão na entrada nãoinversora.

Amplificador somador inversor


O circuito seguinte mostra um somador inversor de duas entradas, mas poderia construir-se outro com mais entradas de modo análogo. Analisando-se ocircuito, observa-se que é semelhante a um amplificador inversor. A diferença está em apresentar duas entradas no lugar de uma só. Pode determinar-se a tensão vo de saída em função das tensões de entrada...
tracking img