Amparo legal para alunos portadores necessidades especiais - avaliação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARIA LUIZA CARLETTE JUNGERS RA 1077553











CURSO EM PSICOPEDAGOGICA ABORDAGEM CLÍNICA DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM






AMPARO LEGAL NA APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS










ORIENTADORA: Prof. Ms.Keiko Maly G. Davila Bacarji



CentroUniversitário Claretiano





SÃO PAULO

2012

Resumo



Este trabalho trata do amparo legal dos alunos portadores necessidades educacionais, o quanto possuem acesso qualitativo à verificação de aprendizagem na busca do sucesso escolar. Efetivando o que o desenvolvimento que a avaliação pode propiciar se oferecida de forma a respeitar as individualidades diante da sala de aula com ainclusão escolar. O objetivo deste trabalho é mostrar o atendimento brasileiro na questão legislativa em relação ao tópico de procedimentos para avaliação de alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Demonstrando através da pesquisa bibliográfica o trabalho favorece o diálogo entre a prática oferecida e a garantia do direito do educando se desenvolver dentro da perspectiva deigualdade na participação de uma educação escolar de qualidade que visa o desenvolvimento completo do educando garantidos por lei.



Palavras chaves: Avaliação escolar. Inclusão. Sucesso escolar.Aprendizagem. Alunos





















INTRODUÇÃO




A avaliação é um assunto que possui várias concepções e papéis de acordo com o contexto em que está inserida,porém em vários países e no Brasil  ela tem sido alvo de grandes estudos e debates riquíssimos. Amparada por lei , pode  ser analisada e compreendida na ótica do desenvolvimento do aluno, foco primordial para o seu sucesso escolar dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais APNEE.

A verificação do rendimento escolar  dos alunos com dificuldades de aprendizagem tem sido umgrande desafio para os envolvidos no sistema educacional, seja por falta de orientação ou por diagnóstico dessas dificuldades gerando esteriótipos aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais que podem excluídos da aprendizagem que a avaliação pode propiciar.




Objetivo

Esta investigação que tem por finalidade estabelecer um debate entre a legislação  pertinente ea prática pedagógica a fim de verificar possibilidades de aprendizagem para educandos portadores de necessidades educacionais especiais.

Nos documentos oficiais do sistema educacional brasileiro traz um avanço quando se estabelecem as diretrizes curriculares para a Educação Especial na Educação Básica, o  bojo da Lei 9394/96 amparando os procedimentos de avaliação, os decretosestaduais que sustentam os ideais de qualidade do acesso à avaliação ao APNEE todos  norteando as práxis, quebrando paradigmas.

O trabalho não desafia o que já foi conquistado e sim propõe diálogo complementar sobre ações  necessárias para a construção de uma educação igualitária.

Metodologia

O trabalho é de caráter bibliográfico, sua estrutura está baseada em análise eapresentação da legislação, documentos oficiais e descrição de autores e análise dos mesmos oferecendo um debate entre a bibliografia estudada.

Outros documentos e bibliografias trazem grandes elucidações entre o real e o ideal, embasados pela legislação encontrar possíveis caminhos para refletirmos sobre o papel da avaliação na reformulação de instrumentos avaliativos onde os atores principaisprecisam de complementar alicerce já existente, uma legislação a favor do sucesso escolar e humano.




No Brasil

Embasados por lei o acesso ao atendimento diferenciado aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais (APNEES) se efetivou no Brasil a partir da Constituição de 1988 com o bojo da lei "III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência,...
tracking img