Amor sem escala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DEFINIÇOES E O PERFIL DAS REDES

Conceito das redes:
Consideramos as redes sociais como forma das relações sociais de um individuo,onde contribuem para o desenvolvimento do sentido de pertencimento na pessoa. Suas características e elementos distintivos as dividem em duas grandes categorias: as redes sociais primarias e as redes secundarias FORMAIS e INFORMAIS.

Conceito da redeprimária:
As redes primárias se constituem por força da historia dos sujeitos,não podem ser criadas, produzidas mas apenas geradas no tempo reconhecidas,promovidas e orientadas.Mas elas podem ser promovidas,movimentas e orientadas na medida em que são identificadas,reconhecidas e valorizadas .Organizam-se com base no principio do debito(responsabilidade em relação ao outro),E são caracterizadas pelalealdade onde também utilizam a lógica do dar-receber e retrocar.As redes sociais primaria constituem o pólo cultural da realidade social o âmbito no qual são gerados e aprendidos os valores essenciais para a vida dos indivíduos que serão assumidos como ponto de referencia fundamental para a orientação e a ação de uma pessoa na sociedade.
As redes tanto primarias quanto as secundarias sãocaracterizadas por três dimensões: sua estrutura,suas funções, e sua dinâmica:

A ESTRUTURA é dada pelo conjunto de laços perceptíveis que se estabelecem entre pessoas e entre redes. São laços que quando acionados geram conexões que dão forma as redes. As redes são constituídas por laços,conexões malhas e trocas que tem como ponto de confluência os nós de rede..
As redes desempenham múltiplas FUNÇOESpossíveis graças a propriedades que lhe são conferidas pela estrutura.Suas funções principais podem ser resumidas no apoio e na contenção.Graças justamente a sua duplicidade as redes podem apoiar e ao mesmo tempo conter.

A DINÂMICA das redes são constituídas pelo movimento que como veremos permitem fazer circular informações veicular força internas,levar

FUNÇOES DE REDES PRIMÁRIAS:
As redesprimarias são constituídas pelo conjunto de laços de família,parentesco,vizinhança,amizade,trabalho e tempo livre. Cada um desses âmbitos desenvolve competência especificas e características implicas nas rede de acordo com diversos critérios como por exemplo a proximidade ou a preferência.

* A FAMILIA: constitui o nó central das redes primaria onde geralmente representam para as pessoa umrecuso precioso tanto em termo concreto no cotidiano quanto em termos de educação e afetividade,pois família justamente que aprendemos a vivem em relação e é nela portanto que desenvolvemos a capacidade de estabelecer relacionamento e a competência para saber lidas com as redes.
Dentro das redes a família desempenha funções importantes perante os indivíduos e o grupo famílias ampliado:
Funçãode educação do eu, função de cuidado,função de transação, função de proteção

* OS LAÇOS DE PARENTESCO ocupam um espaço importante nas redes, embora a mobilidade territorial das famílias as tome fisicamente menos próximas,desenvolve-se nas pessoas uma capacidade de manter relações a distancia.O parentesco na lógica da pertinência a família tem como ponto mais precioso de sua competência ocuidado de oferecer a seus membros essa competência tendo por base o critério da proximidade se manifesta quando surgem necessidades especificas tais como a doença ou em situações de emergência.

* A COMPETENCIA DO VIZINHO vem justamente da proximidade física que lhe permite mobilizar-se a responder a uma situação de emergência a uma necessidade que ele vê por estar por perto a uma necessidadede menor peso no tempo.

* AS RELAÇOES DE AMIZADES são as que expressam melhor o critério da preferência. Na sociedade contemporânea tendem a desaparecer os chamados amigos da família que ocupavam tradicionalmente um espaço especifico.Cada pessoa cultiva relações de amizade que nem sempre compartilha com os outros membros da família,o que é favorecido pelas distancia e pela forte diferença...
tracking img