Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CELEBRAÇÃO DA RECONCILIAÇÃO
1. ACOLHIDA
CAT: A graça e a misericórdia de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, que lavou nossos pecados com o seu sangue, estejam convosco.
TODOS: Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos predestinou para sermos santos e imaculados em seu amor.
CAT: Deus é fiel e justo em nos perdoar de toda a maldade.
Sua misericórdia semprenos reconcilia.
TODOS: Senhor, confessamos que somos fracos e erramos. Por vosso amor livrai-nos de todos os nossos pecados. Estamos arrependidos por não termos realizado o vosso plano de amor em nossas vidas. Perdoai-nos e ajudai-nos a recomeçar a nossa vida de cristãos junto com nossa comunidade. Amém.
2. PALAVRA DE DEUS
Lucas 15,11-24: O Pai misericordioso e o filho arrependido (ou Mt18,21-35; 22,34-40; 25,31-46; Lc 19,1-10).
3. REFLEXÃO PESSOAL
4. EXAME DE CONSCIÊNCIA
Jesus é a nossa salvação. Verdadeiro Deus, Ele traz o perdão de Deus até o mais profundo de nossa vida. Verdadeiro Homem, Ele é o Caminho para começarmos uma vida nova. Suas palavras e seu modo de viver são o espelho que Deus nos oferece, para que possamos verificar como vai indo nossa vida humana e cristã.
1.Jesus e Deus = Eu e Deus:
— Jesus viveu sempre unido a Deus, seu Pai. Realizou o seu Projeto de amor para os homens, mesmo à custa da agonia e da morte na cruz. Rezou sempre e foi fiel. Por isso, Deus o ressuscitou e lhe deu uma Vida nova.
— Eu confesso que ainda não amo a Deus como meu Pai. Só me lembro dele quando preciso. Não me preocupo em perguntar qual é a sua Vontade antes de decidir o quefazer. Não conheço o seu Evangelho. Nem sempre rezo e não respeito o domingo como “Dia do Senhor”. Falto às Missas. Sou fraco na fé e me deixo atrair por outras religiões, seitas e superstições. Talvez já tenha até blasfemado...
2. Jesus e os outros = Eu e os outros:
— Jesus veio ao mundo para servir por amor. Acolheu a todos sem discriminação. Ensinou seu caminho, curou a quem sofria e perdoouaté na cruz. Rejeitou a violência.Ofereceu a vida para nos reconciliar entre nós e com seu Pai. Seu testamento: “Amai-vos uns aos outros, como eu
vos amei.” (Jo 15,12)
— Eu confesso que em minha família, no trabalho, no bairro, eu busco mais ser servido do que servir. Acho difícil aceitar as pessoas como são. Gosto de ser valorizado, mas não costumo valorizar o outro. Provoco tensões e atéviolências dentro de casa e com outras pessoas. Não me é fácil perdoar nem pedir perdão. Sinto-me distante do mandamento maior de Jesus.
3. Jesus como Homem = Eu como pessoa humana.
— Jesus foi um Homem perfeito, tal como Deus sonha para todo ser humano. Ele era livre, convicto de suas idéias, comprometido com sua missão, transparente, cheio de ternura e de misericórdia, aberto a todos e sempreservindo. Não bajulou e não se deixou amedrontar. Sempre manso e humilde de coração. Amou a vida, viveu e morreu amando.
— Eu confesso que me sinto tantas vezes falso, orgulhoso e desleal com os outros. Deixo-me levar pela onda do momento ou pela cabeça dos amigos, contrariando a minha fé e os meus compromissos. Não costumo avaliar à luz de minha fé os fatos da vida e o que a TV, o rádio e os jornaispropagam. Sexo irresponsável, aborto, infidelidades, uso de drogas e abuso de bebidas etc. parecem-me coisas normais. Não tenho aperfeiçoado o meu caráter e multiplicado os talentos que Deus me deu.
4. Jesus e a sociedade = Eu e a sociedade.
— Jesus jamais se deixou corromper pelo poder, pelo dinheiro e pelo prazer. Não quis tirar vantagem e nunca fez conta da posição social. Buscou valores maisprofundos. Ensinou a tomar o último lugar e a sentir a grandeza de ser o primeiro a servir. Teve predileção pelos pequeninos e pobres da sociedade.
— Eu confesso que me deixo levar pela mentalidade de corrupção e de injustiça da sociedade, tirando minhas próprias vantagens. Deixo-me levar pela ganância do dinheiro e pela ambição da posição social. Não sou de ajudar os outros. Gosto das...
tracking img