Amor pela leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Uma teoria da personalidade tem por objectivo organizar o conhecimento a respeito da personalidade de tal maneira que (1) a grande quantidade de informação gerada pela pesquisa científica seja organizada de maneira sistemática e coerente e (2) novas hipóteses possam ser geradas para uma futura comprovação.
Diversos autores se dedicaram à pesquisa da personalidade, cada um comênfases teóricas e metodológicas diferentes, o que os levou muitas vezes a resultados completamente distintos. Apesar de todas as diferenças, no entanto, todos os teóricos procuram oferecer resposta a algumas perguntas básicas.
1. Estrutura da personalidade: Como a personalidade é estruturada e pode ser estudada? Quais são suas unidades básicas?
2. Processos da personalidade: Quais são ecomo funcionam os aspectos dinâmicos da personalidade?
3. Crescimento e desenvolvimento da personalidade: Como a personalidade se desenvolve para formar a pessoa que somos hoje?
4. Psicopatologia e modificação comportamental: Como as pessoas podem se modificar e porque algumas pessoas têm mais dificuldades?
O presente artigo apresenta e discute os elementos característicos comuns a todas asdiferentes teorias da personalidade, apresentando no final uma lista das diferentes teorias, com ligações para os artigos correspondentes.

2. Desenvolvimento
2.1. A Estrutura da Personalidade do Ponto de Vista Freudiano
A psicologia é a ciência que tem por finalidade estudar o comportamento humano, estudar os fenômenos mentais, as estruturas e o desenvolvimento da mente humana em seusdiversos aspectos, tais como: consciência, vontade, linguagem, emoções, imaginação, memória. Busca, a partir da observação de fatos psíquicos, determinar a causa de tais fatos. Dentro das subdivisões dessa ciência, a estrutura da personalidade é um dos ramos que o médico Freud propôs em sua teoria psicanalítica.
A psicanálise teve Sigmund Freud como seu precursor. Ele tentou ordenar em trêscomponentes básicos a vida psíquica humana. São eles: o id, o ego e o superego. O id é a instância inteiramente inconsciente; o ego, a instância consciente; e o superego possui aspectos inconscientes e aspectos conscientes.
O id é a parte mais primitiva da personalidade, o sistema original com o qual o recém-nascido já nasce. Ele é formado por instintos, impulsos orgânicos e regido pelo prazer. Contém tudoo que é herdado dos pais, que se acha presente no indivíduo desde o nascimento, ou seja, aquilo que está presente na constituição do ser da pessoa. O id é um componente fundamental da estrutura da personalidade. É a estrutura original, básica e mais central da personalidade. As outras estruturas se desenvolvem a partir dele. Ele próprio é amorfo, caótico, e desorganizado; é o reservatório deenergia de toda a personalidade. O id em si mesmo é cego. Os seus conteúdos são quase todos inconscientes, incluem configurações mentais que nunca foram conscientes, como também o material que foi considerado inaceitável pela consciência. Estes materiais esquecidos conservam a mesma quantidade de energia.
Outra estrutura existente na perspectiva freudiana é o ego. Ele começa a se desenvolver logoapós o nascimento, quando o bebê inicia sua interação com o seu ambiente. O ego busca o prazer em contato com a realidade. É a parte do aparelho psíquico que se desenvolve a partir do id, para atender e aplacar suas exigências. Tem como tarefa garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade. A sua função é enfrentar a necessidade de reduzir a tensão e aumentar o prazer. Busca controlar ouregular os impulsos do id, de modo que o indivíduo possa buscar soluções menos imediatas e mais realistas.
A terceira parte da estrutura da personalidade é o superego, que representa o aspecto moral dos seres humanos; o seu desenvolvimento ocorre quando os pais, ou outros adultos, transmitem os valores e as normas da sociedade para a criança. O superego é a última parte da personalidade e se...
tracking img