America hispanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
HISTÓRIA DA AMÉRICA II
PROFESSORA: GLÓRIA

TRABALHO SOBRE A AMÉRICA HISPÂNICA

A ESPADA, A CRUZ E A FOME IAM DIZIMANDO A FAMÍLIA SELVAGEM
(Pablo Neruda, poeta chileno)

ANDRÉIA BELÉM FERREIRA

"COM BASE EM TEXTOS SOBRE A VIDA MATERIAL (ECONOMIA) E ASPECTOS DE ORDEM IMATERIAL ( RELIGIÃO, CULTURA), TRACE UM PERFIL DO MUNDOCOLONIAL ESPANHOL, ATENTANDO PARA AS DIMENSÕES ETICAS- RACIAIS E DE CLASSES."


Após garantir o domínio sobre as terras e populações americanas, os espanhóis executaram uma série de práticas que redesenharam a feição das relações sociais do espaço americano colonizado. Mais do que simplesmente viabilizar uma forma de atingir seus interesses, a presença do homem europeu trilhou a constituição deuma nova sociedade.

Para compreendermos como a sociedade colonial espanhola funcionava, devemos levar em consideração os critérios que definiam cada uma dessas classes. Neste ponto, indicamos que o nascimento era um meio de distinção fundamental. O fato de ser nascido e criado na Europa ou no Novo Mundo abria caminho para uma série de privilégios, bem como estabelecia outro campo de restriçõesque ordenava a posição dos homens naquele lugar.
Os chapetones ocupavam o lugar mais privilegiado na pirâmide social, compreendiam aos que eram nascidos na Europa e obtinham os melhores cargos administrativos, representando a própria coroa na colônia. Abaixo deles vinham os criollos, que eram os filhos destes já nascidos na colônia, apesar de viverem com mordomias, não participavam daadministração como os chapetones, geralmente ocupavam cargos políticos locais. Os mestiços eram os filhos dos europeus com as silvícolas, e viviam estes à margem da sociedade, sem qualquer participação político-administrativa. Os escravos africanos representavam um numero pequeno, principalmente em relação ao que se via na America Portuguesa, só eram utilizados em lugares onde havia dizimação de índios. E,juntamente com esses escravos africanos, os indígenas, que eram a maioria da população, ocupavam a base da pirâmide social, à margem de qualquer participação nessa sociedade, nada além de ser a mão de obra, que era a força motriz das riquezas produzidas e levadas pelos espanhóis.
O processo de exploração da América colonial foi marcado pela pequena participação da Coroa, devido a preocupaçãoespanhola com os problemas europeus, fazendo com que a conquista fosse comandada pela iniciativa particular, mediante o sistema de capitulações.

As capitulações eram contratos em que a Coroa concedia permissão para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recíprocos. Surgiram assim os adelantados, responsáveis pela colonização e que acabaram representando o poder de fato nasterras colonias, como Cortez e Pizarro que, apesar de incorporarem ao domínio espanhol grandes quantidades de terra, não conseguiram implementar um sistema eficiente de exploração, normalmente pela existência de disputas entre aqueles que participavam do empreendimento. Por isso, à medida que se revelavam as riquezas do Novo Mundo, a Coroa foi centralizando o processo de colonização, anulando asconcessões feitas aos particulares.

O primeiro orgão estatal foi a Casa de Contratação, criada em 1503 e sediada em Sevilha, era responsável pelo controle de todo o comércio realizado com as colônias da América e foi responsável pelo estabelecimento do regime de Porto Único. Apenas um porto na metrópole, a princípio Sevilha, poderia realizar o comércio com as colônias, enquanto na Américadestacou-se o porto de Havana, com permissão para o comércio metropolitano e anos depois os portos de Vera Cruz, Porto Belo e Cartagena. Desenvolveu ainda o sistema de frotas anuais (duas); desde 1526 havia a proibição de navegarem os barcos isoladamente.

O Conselho das Índias foi criado em 1524, por Carlos V, e a ele cabia as decisões políticas em relação às colônias, nomeando Vice-reis e...
tracking img