Projeto festa julina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA MUNICIPAL FREITAS AZEVEDO

[pic]
1)CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
Quinze dias antes da festa iniciar os trabalhos em sala de aula com os alunos, através de textos e atividadesinterdisciplinares sobre o tema.
- 07/07: Festa com toda a Comunidade escolar.


2)JUSTIFICATIVA:
Nessa data comemorativa há uma afirmação de identidade cultural, pois, relembram o passado, porquequando se recria o cenário dos arraiais e apresentam-se danças das regiões há um resgate cultural e fortalece a identidade de um povo. Neste momento, esse resgate deixa de ser apenas oral.As festas juninas/ julinas proporcionam um ensino aprendizado-dinâmico em torno de manifestações culturais, gastronomia, significação e origem de elementos históricos. Elas também promovem orelacionamento interpessoal e confraternização que nenhuma outra data consegue realizar.
Além de ser a festa mais reproduzida e recriada nas escolas é também um bom momento para desenvolver umprojeto de aprendizagem, porque é um trabalho sócio-cultural. Dessa forma, a escola pode e deve tomar partido dessa data para elaborar com as crianças atividades que lhes tragam não só o conhecimento,como também que propicie o repensar em atitudes, valores e resgate do folclore brasileiro a partir de uma festa de cunho religioso, mas que faz parte das tradições de nossas raízes.
Éuma experiência que contribui para uma prática pedagógica diferenciada, além de motivar o aluno a participar, bem como possibilita trabalhar a interdisciplinarmente de forma significativa a partir dasdiversas leituras que podem ser feitas, visto que a escola é um espaço de formação ampla do educando, onde aprofunda o seu processo de humanização, aprimorando as dimensões e habilidades. Dessa forma,o acesso às experiências culturais diversas e a novas linguagens, contribui para o desenvolvimento do aluno como sujeito sociocultural, crítico e criativo.


3) OBJETIVOS
• Compreender...
tracking img