Empreendimentos industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNILESTE |
Curso de Especialização em Engenharia de Projetos Industriais |
|
Disciplina: Empreendimentos Industriais Docente: Ricardo p. Tamietti |
José Tadeu Batista |
7/5/2010 |

Trabalho sobre as fases de um empreendimento Industrial |

Sumário
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 4
ANÁLISE DE NEGÓCIO 5
EVTE 6ANTEPROJETO 7
ENGENHARIA BÁSICA 8
ENGENHARIA DE DETALHE 9
SUPRIMENTO 10
CONSTRUÇÃO E MONTAGEM 10
PRÉ-OPERAÇÃO 11
OPERAÇÃO (START-UP) 12
GERENCIA DA IMPLANTAÇÃO 12

EMPREENDIMENTO INDUSTRIAL

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

É a mobilização de todos os recursos da empresa para que possam ser atingidos os objetivos definidos previamente. É uma metodologia gerencial que permiteestabelecer o caminho a ser seguido pela empresa, visando elevar o grau de interações com os ambientes internos e externos. È a fase que define o negócio, a missão e a visão da empresa, onde questões como: Qual a razão de existência da organização, Qual o seu produto e como ela o gera e Qual é o norte que ela almeja, tem suas respostas.
Dele resulta um plano estratégico, ou seja, conjunto flexível deinformações consolidadas, que serve de referência e guia para a ação organizacional. Pode ser considerado como uma bússola para os membros de uma determinada organização.
A empresa define os objetivos globais que pretende alcançar em longo prazo e estabelece a ordem de importância e prioridade em uma hierarquia de objetivos. Essa definição pode ter como ancoragem o uso de uma ferramenta que expõe asituação da empresa e onde poderá estar atuando, que é a ferramenta SWOT.
O termo SWOT resulta da conjugação das iniciais das palavras Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Assim, a análise SWOT corresponde à identificação da sua posição estratégica tanto a nível interno como externo com o meio ao qual está inserido.

Figura: Matriz SWOTAlgumas empresas optam por efetuar algumas etapas deste planejamento com a participação de empregados de diversos setores, promovendo um comprometimento de todos, é a chamada gestão participativa. Outro aspecto importante para o sucesso da implantação do planejamento estratégico está em ficar atento ao mercado, às mudanças, por exemplo: uma empresa define a estratégia para ganhar umpercentual de mercado e um ano depois seus dois maiores concorrentes se unem em uma fusão. O cenário mudou e a estratégia precisa ser revisada. O planejamento estratégico não pode ser fixo, o processo precisa ser “vivo” e com a disciplina bem aplicada trará bons resultados para uma organização. Ver Figura abaixo.

Figura: Processo de Planejamento Estratégico do Negócio

Retorno e Controle
À medidaque programa sua estratégia, a empresa precisa rastrear os resultados e monitorar os novos desenvolvimentos nos ambientes interno e externo. Alguns ambientes mantêm-se estáveis de um ano para outro. Outros se desenvolvem lentamente, de maneira previsível. Ainda outros mudam rapidamente de maneira imprevisível. Não obstante, a empresa pode esperar por uma coisa: o ambiente certamente mudará e,quando isso ocorrer, será necessário rever suas ações, programas, estratégias ou até objetivos.

ANÁLISE DE NEGÓCIO

A análise de negócio é uma técnica fundamental para a compreensão, análise e aperfeiçoamento do desempenho da organização. Ela focaliza o fluxo de trabalho, em vez de enfatizar a estrutura organizacional usada para se gerenciar o trabalho. Ela requer que se considere de formaexplícita as necessidades dos clientes. A Análise de negócio ajuda a estruturar a definição dos problemas da empresa de forma a poder identificar e atacar suas causas básicas. E provê uma base para melhorar a qualidade, reduzir o tempo de ciclo e também os custos.
A análise de processo de negócio é uma técnica de benefícios duplos, ela permite que obtenha resultados a curto e em longo prazo,...
tracking img