Amelobastoma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O ameloblastoma é uma neoplasia benigna do epitélio odontogênico de crescimento lento e contínuo, localmente agressivo que raramente sofre transformação maligna. Possui uma grande variedade histológica com alguns tipos apresentando alto potencial de recidiva. Corresponde a 1% de todos os tumores odontogênicos de maxila e mandíbula.
O ameloblastoma pode ter origem dos remanescentesda lâmina dental, epitélio reduzido do esmalte, restos epiteliais de Malassez ou da camada de células basais do epitélio de superfície. Ocorre predominantemente em mandíbula (80 a 85% dos casos); na região de corpo e ramo ascendente de mandíbula com maior incidência (75%). Em maxila, 47% dos casos são em região posterior e 15% em seio maxilar e assoalho de cavidade nasal. Não há predileção porsexo para a ocorrência de tal neoplasia.
A classificação do ameloblastoma ocorre de acordo com as suas características clínicas e radiográficas, em três tipos: multicístico ou sólido convencional (cerca de 86% dos casos), unicístico (cerca de 13% dos casos) e periférico (extra ósseo) (cerda de 1% dos casos). Histologicamente há a classificação da OMS de tumores odontogênicos, dividindo-os emneoplasias benignas e malignas.
Histopatologicamente, encontram-se cinco tipos, todos desprovidos de cápsula, a saber: folicular, plexiforme, acantomatoso, de células granulares e desmoplásico, com predomínio estatístico dos padrões folicular e plexiforme.
Em sua maioria, os ameloblastomas apresentam-se, radiograficamente, como lesões multicísticas radiolúcidas, com limites bem definidos formandopadrões do tipo “favo de mel” ou “bolhas de sabão”. Em menor número, apresentam-se como lesões unicísticas radiolúcidas uniloculares que, em geral, circundam a coroa de um dente incluso e comumente são confundidas com cistos dentígeros.
O diagnóstico do ameloblastoma é usualmente feito baseado na história clínica do paciente, exame físico locoregional, achados radiográficos e achados e detalheshistológicos da biópsia incisional.
O tratamento geralmente consiste na ressecção ampla do tumor, para evitar recidivas e uma possível progressão para malignidade. Nos casos considerados malignos, com metástases linfonodais cervicais, realiza-se uma ressecção composta radical mandibular com esvaziamento cervical radical modificado. O tratamento do ameloblastoma tem influência no prognóstico,apresentando relação com alguns fatores, especialmente a idade e o tamanho do tumor. O tratamento conservador geralmente leva à recidivas, o que compromete o prognóstico
O diagnóstico diferencial radiográfico do ameloblastoma inclui displasia fibrosa em sua fase radiolúcida, lesão central de células gigantes, mixoma, odontoma, cisto dentígero, queratocisto e lesões do tumor marrom dohiperparatiroidismo.


AMELOBLASTOMA INTRA-ÓSSEO MULTICÍSTICO
(SÓLIDO CONVENCIONAL)

• Características Clínicas e Radiográficas
Assim como as outras formas de apresentação clínica e radiográfica, o ameloblastoma multicístico pode ser originadado dos remanescentes da lâmina dental, epitélio reduzido do esmalte, restos epiteliais de Malassez ou da camada de células basais do epitélio de superfície.Será, portanto, diferencido a partir das suas características clínicas e radigráficas.
Do ponto de vista epidemiológico, a variante multicística do ameloblastoma corresponde a cerca de 86% dos casos diagnosticados, sendo o tipo mais comumente diagnosticado dentre os ameloblastomas. Atinge largo espectro de idade, com maior prevalência nas 3ª e 4ª décadas de vida. Neste tumor nãoocorre predileção definida quanto ao sexo. Há controvérsia na literatura quanto à predileção pela raça negra. Alguns estudos já apontam maior freqüência em negros, mas ainda não está plenamente estabelecida tal predominância, sendo necessário mais estudos para elucidar este questionamento.
Quanto a localização, ocorre predominância pela mandíbula, correspondendo a cerca de 85% dos casos,...
tracking img