Ambientes organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Introdução .............................................................................. 2

Era Clássica ................................................... ........................ 3

Era Neoclássica ..................................... ................................. 3

Era da Informação................................................................. 4

Conclusão ................................................................................ 4

Bibliografia ............................................................................. 5

INTRODUÇÃO

No decorrer dos tempos houve mudanças na maneira de como gerir pessoas, que ganhou novas formas de administração apartir da visão da qual o homem deve ser visto  não  como uma engrenagem  do processo produtivo das organizações, mas como uma ferramenta de conhecimento geradora de pensamentos e ações,  que se trabalhadas e estimuladas podem  contribuir para o crescimento  do homem , proporcionando-lhes diversas oportunidades.
Nos ambientes organizacionais são três fases distintas, a Era Clássicamarcada pela Revolução Industrial, Era Neo Clássica marcada pela Segunda Guerra Mundial, e a Era da Informação que teve início na década de 1990 com os avanços da tecnologia e a globalização.

ERA CLÁSSICA

A Era Clássica ocorreu entre 1900 e 1950, sua maior característica foi a intensificação do fenômeno da industrialização em nível mundial e o surgimento dos países desenvolvidos ouindustrializados.

Nesse longo período de crises e de prosperidade as organizações passaram a adotar a estrutura organizacional burocrática, caracterizada pelo formato piramidal e centralizador, com ênfase na departamentalização funcional, na centralização das decisões no topo da hierarquia e no estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar ocomportamento dos funcionários.

A teoria clássica da administração e o modelo burocrático surgiram como medida exata para as organizações dessa época. O mundo passava por vagarosas mudanças progressivas e previsíveis, que aconteciam de forma gradativa e lenta. O ambiente não oferecia desafios devido ao grau de certeza de que não haveria mudanças externas, o que permitia que as organizações sepreocupassem com seus problemas internos de produção. Os cooperadores eram conhecidos de mão de obra, pois para realizar essas tarefas eram necessárias apenas as mãos, não importando com o que as pessoas estivessem pensando e sentindo. Dentro da organização o departamento de comunicação entre os funcionários era conhecido como Relações Industriais, que era o canal de interligação entre a empresae a mão de obra, que era tratada como máquina, com a finalidade principal de produção.

ERA NEOCLÁSSICA

Teve inicio no ano de 1950 e perdurando aproximadamente até o ano de 1990, seu surgimento coincidiu com a Segunda Guerra Mundial quando começam as mudanças mais intensas. As transações comerciais passavam de local para regional e de regional para internacional, o que gerou acompetitividade entre as empresas. Nesta época o modelo burocrático de administração tornou-se ultrapassado, o que necessitou de uma remodelagem na antiga maneira de administração. O modelo mecânico não se adequava mais a época em que estavam vivenciando. A cultura organizacional deixa de privilegiar as antigas tradições, e passa a concentrar-se no momento presente que visava o desenvolvimentoindustrial, aumento da mudança e o fim da previsibilidade. Os avanços tecnológicos aliados aos investimentos pós guerra dão uma nova visão as teorias administrativas, com a população mundial indignada com os horrores da guerra, o ser humano ganha um lugar de destaque, até mesmo dentre as teorias estruturalistas que opõe as teorias clássica que viam o ser humano quase como uma máquina. Preocupado não...
tracking img