Pre projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROBLEMA

Nota-se a presença continua da afetividade nos processos de interações sociais, além da influência no processo cognitivo da criança, pode-se pressupor que as relações escolares estão marcadas pela a afetividade em todos os seus contextos, as relações familiares e escolares marcam o início do ensinar e do aprender, a base desse encontro é a afetividade, pois é através dessacomunicação que a criança vai ter acesso ao mundo simbólico.
Observa-se que é na infância que se dá o início da construção dos valores, já visto que as experiências vividas nessa fase refletirão significativamente em seu desenvolvimento social e pessoal. Descobrir e desenvolver não é tarefa difícil pra um adulto, mas, para uma criança, que está na fase dos 3 a 6 anos, quando esta se iniciando a formação docaráter, fica muito mais fácil mostrar que este poder existe e que ela pode fazer uso dele sempre que for necessário.
Portanto as competências do professor devem está ligado à afetividade dentro da sala de aula ele deve estar atento e consciente de sua responsabilidade como educador. O docente deve estar preparado para criar uma nova cultura na sala de aula para fazer da escola a pontepara uma nova sociedade mais humana.
Nota-se que a partir deste contexto o docente passa a assumir não somente a responsabilidade de educar, mas também de passar gestos de afeto, já que as vezes a criança passa essa carência da família para escola.
As relações entre professores e alunos são diversas e complexas, mas essas relações são o alicerce da formação integral da criança,portanto os vínculos afetivos desempenham um papel essencial no desenvolvimento de um indivíduo.
Mas será que a presença da afetividade no relacionamento do professor e aluno influencia na aprendizagem das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental?

1. JUSTIFICATIVA

Sabe-se que a educação da criança, e a formação de sua personalidade iniciam muito cedo no lar e na escola, porém,observasse que as crianças passam mais tempo na escola do em casa, por conta das mudanças que à sociedade vem passando essa educação tem sido negligenciada, ou seja, há famílias que entregam essas responsabilidades exclusivamente a escola e a sociedade.
A relação afetiva entre professor e aluno pode ajudar os alunos a desenvolverem atitudes e pensamentos positivos que estariam contribuindo nasua auto-estima, através da valorização deste relacionamento em sala de aula. Diante desse fato, a afetividade é acreditar em uma educação com responsabilidade social e a escola construída a partir de respeito, compreensão e autonomia, no entanto o papel da escola em sua vez o que se pretende, é formar cidadãos honestos, íntegros e responsáveis portanto, formação da auto-estima éfundamental para qualquer indivíduo.

3 OBJETIVOS

3.1 GERAL
• Analisar a presença da afetividade no relacionamento professor e aluno e a sua influência na aprendizagem dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental numa escola pública do município de Macapá

3.2 ESPECÍFICOS:

• Averiguar quais as ações pedagógicas utilizadas pelo professor em sala de aula que favorecem a afetividade.• Realizar estudos para caracterizar o processo de desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança que se encontra no 1º ano.

• Identificar possíveis fatores que dificultam a relação professor e aluno no campo da afetividade.

• Discutir a postura do professor diante de dificuldades no relacionamento com alunos e a contribuição da coordenação pedagógica parafortalecer essa relação.

• Verificar se as dificuldades de relacionamento entre professores e alunos do 1° ano do ensino fundamental têm influência na personalidade da criança

4. HIPÓTESE

A relação professor e aluno são diversos e complexos, mas essa relação é o alicerce da formação integral da criança, portanto os vínculos afetivos desempenham um papel essencial no...
tracking img