Ambiente organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 O Ambiente Organizacional e a Responsabilidade Social

Diferentes fatores ambientais externos ás organizações têm provocado mudanças em algumas características das estruturas organizacionais, tornandos-as menos operacionais, forçando a necessidade de mudanças.

As organizações têm responsabilidade de criar riqueza para todos os participantes em sua gestão, devem contribuir paraa melhoria das condições de vida das comunidades onde atuam. A responsabilidade social torna-se um fator de competitividade e condições a médio e longo prazo, para que a organização permaneça no mercado.

12.1 O ambiente organizacional

O ambiente organizacional constituiu-se em um componente fundamental na análise organizacional a partir das abordagens da teoria contingencial. Autorescomo Burns e Stalker (1961), Lawrence e Lorsch (1973), Perrow (1967) e Thompson (1967), contribuíram com a análise de diversas variáveis ambientais. Uma organização se estrutura configurando o seu ambiente. O ambiente organizacional não é preexistente à organização, pois a organização ao passo que se constrói, também constrói o seu ambiente. É em função da estruturação, estruturar o seu ambienteexterno.
Considera-se como ambiente organizacional os vários aspectos da realidade social e natural que podem afetar a organização e podem também ser afetados por ela. Entre essas se destacam as questões econômicas, ecológicas, tecnológicas, culturais, políticas, legais, climáticas e outras.

O ambiente organizacional corresponde àqueles fatores externos sobre os quais a empresapode não ter influência direta. Podemos diferenciar um macro ambiente organizacional (geral) e um microambiente (específico ou operacional), ou seja, do ambiente geral fazem partes todos aqueles fatores sobre os quais a organização tem pouca ou até mesmo nenhuma influência direta, já no ambiente específico, a atividade da organização, é onde as decisões da empresa exercem maior efeito; de acordocom Richard Daft, “o ambiente operacional inclui os setores que têm uma relação direta de trabalho com a organização: cliente, concorrentes, fornecedores e mercado de trabalho”.




12.2 O ambiente organizacional geral

É constituído por aqueles fatores sobre os quais a organização não tem influência direta, também é denominado como macro ambiente organizacional. Entre elaspodemos citar ao ambientes políticos, econômico, jurídico, cultural, tecnológico, climático, internacional, etc.

O ambiente político

Nesse contexto, as organizações podem exercer pressões quando se agrupam formando grupos de pressão ou através de suas associações. Afetam as organizações as mudanças de governo, crises políticas, governabilidade, entre outros aspectos.

O ambienteeconômico

As decisões que são tomadas neste aspecto afetam quase todas as organizações. A situação econômica mundial ou nacional pode apresentar fatores de instabilidade importantes, como as taxas de inflação, o poder aquisitivo da população, a estabilidade monetária, índice de desemprego, crescimento do PIB, níveis de investimentos, que podem gerar graves problemas para a sobrevivência daorganização.

O ambiente jurídico (ou político-legal)

São de aspecto institucional-legal, regras que controlam as atividades das organizações. A legislação atinge a organização nos seus produtos e serviços, trabalhadores, processos internos e externos, clientes e a sociedade de modo geral.

O ambiente sociocultural

Nesse contexto, encontram-se os valores, os hábitos e costumes dasociedade em que está imersa a organização e que afetam a sua própria cultura organizacional e seu padrão de relacionamento com a sociedade. Mudanças comportamentais, de valores, princípios, filosofias e costumes acorrem devido a fatores culturais e sociais em localidades, regiões e num país.

Ambiente tecnológico

Os avanços tecnológicos e do conhecimento de um modo geral afetam...
tracking img