Ambientes de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
competitive forces. The political-legal environment consists of laws, government agencies and groups that have a strong influence on business, also demanding a proper reading. The marketer must consider other business groups: senior management, finance, research, development, purchasing, production, accounting. Suppliers provide the resources necessary for the company to produce their goods andservices.

Keywords: Environment. Marketing. Professional.

INTRODUÇÃO

O ambiente de marketing de uma agência consiste em pessoas e forças externas ao marketing que afetam a competência da administração, ampliar e manter relacionamentos bem-sucedidos com seus clientes-alvo. O ambiente de marketing oferece tanto oportunidades como ameaças, e as empresas bem-sucedidas sabem que sãovitais a observação e adaptação constantes às mudanças do ambiente.

Os profissionais de marketing das empresas são os maiores responsáveis pelas mudanças significativas do ambiente. Embora todo gerente precise observar o ambiente externo, os profissionais de marketing apresentam duas aptidões especiais. Realizando um monitoramento ambiental sistemático, os profissionais de marketingtornam-se aptos a rever e adaptar as estratégias para enfrentar novos desafios e oportunidades no mercado.

O ambiente de marketing é composto de um microambiente e um macroambiente. O microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes — a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e ospúblicos. O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente — forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais

1. Planejamento de Marketing

1.1 Análises do macro ambiente

“A empresa e todos os outros participantes operam em um macro ambiente maior de forças que oferecem oportunidades e impõem ameaças a ela” (Kotler2007, p. 65).

O macro ambiente envolve todos os fatores pertencentes ao ambiente externo que afetam a estrutura, a conduta e atuação dos sistemas mercadológicos da empresa, tendo sobre ela grande impacto. São fatores incontroláveis que exigem adaptações por parte da empresa, a qual deve estudar seu caráter e não perder de vista seu dinamismo e mutabilidade.

O macro ambienteconsiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente – forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e socioculturais.

1. AMBIENTE SOCIOCULTURAL

O ambiente sociocultural é constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamento da sociedade. Nós crescemos em uma sociedadeespecífica que molda nossas crenças e valores básicos, e absorvemos uma visão de mundo que define nossos relacionamentos com os outros.

No ambiente sociocultural os profissionais de marketing devem compreender as visões que as pessoas têm de si próprias, das outras pessoas, das organizações, da sociedade, da natureza e do universo. Eles precisam comercializar produtos que correspondamaos valores centrais e secundários da sociedade e abordar as necessidades das diferentes subculturas que existem dentro de uma sociedade.

“O ambiente demográfico é de grande interesse para os profissionais de marketing. Isso porque ele envolve pessoas, e pessoas constituem mercados” (Kotler 2007, p. 65).

Um fator muito relevante é a presença marcante das mulheres no mercadode trabalho.

A sociedade, atualmente, apresenta várias oportunidades de crescimento profissional, as quais estão sendo disputadas por profissionais cada vez mais qualificados. Para se destacar é preciso ser cada vez melhor nas atividades que lhe são atribuídas. É preciso conhecer todos os aspectos relacionados com o ramo da empresa que se trabalha, para poder aplicar os conhecimentos...
tracking img