Ambiente x pobreza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ambiente e Pobreza
InternetEmailFechar
[pic]SAPO Links[pic]del.icio.us[pic]Digg[pic]Reddit[pic]Twitter[pic]Sphere[pic]StumbleUpon[pic]Technorati[pic]Connotea[pic]Furl[pic]Google bookmarks[pic]Blinklist[pic]Windows Live[pic]Newsvine[pic]Tailrank[pic]Bebo[pic]MySpace[pic]Facebook
Parte superior do formulário
Nome do remetente[pic]Nome do destinatário[pic]Email do destinatário[pic][pic][pic]Parte inferior do formulário


O combate à pobreza e a conservação ambiental são dois dos maiores desafios que a Humanidade enfrenta actualmente, sendo considerados elementos-chave para atingir um desenvolvimento sustentável.
De uma forma geral, nos países pobres registam-se elevados níveis de degradação ambiental. A falta de recursos financeiros para investimento no tratamento de resíduossólidos e esgotos e em tecnologias pouco poluentes, conduzem à contaminação dos rios, dos solos e do ar. Por outro lado, os problemas ambientais, como as alterações climáticas, são responsáveis pelo aumento da pobreza ao colocarem em risco muitas das actividades económicas de que as comunidades mais pobres dependem, como as pescas e a agricultura.
Pobreza a nível mundial
Uma das formas utilizadas paraa caracterização da pobreza no Mundo é através da Linha ou Limiar de Pobreza. O Limiar de Pobreza actual é de 1 dólar/dia, correspondendo ao valor mínimo necessário para se adquirir um conjunto de bens essenciais à sobrevivência. Trata-se de um valor simbólico que deve ser recalculado para cada país tendo em conta o respectivo nível de vida.
[pic]
O conceito Pobreza tem vindo a alterar-se aolongo do tempo, passando de uma definição meramente monetária, que apenas tem em conta o rendimento da população, para um conceito que engloba uma série de aspectos necessários à melhoria da qualidade de vida: acesso ao ensino, aos serviços de saúde, a água com qualidade e ao tratamento de esgotos.
 
 [pic]
Figura 1 – População mundial que vive com menos de 2 dólar/dia (2005) (Fonte: Adaptado deWorld Resources Institute)
A pobreza mundial tem vindo a diminuir ao longo dos últimos 25 anos devido, principalmente, ao grande crescimento económico de países como a China e como a Índia. A nível regional, a África sub-sariana constitui a situação mais preocupante, onde a pobreza duplicou entre 1981 e 2001 devido a guerras e doenças, como a SIDA.
[pic]
Figura 2 – População que vive com menosde 1dólar/dia (Fonte: Adaptado de World Resources Institute)
Como é que o Ambiente afecta a Pobreza?
Vários aspectos ambientais contribuem para a vulnerabilidade da população mais pobre. Por exemplo, a poluição da água e do ar conduz ao aparecimento de doenças, que tornam a população enfraquecida para trabalhar e usufruir de rendimento.
Além disso, as condições ambientais são um factordeterminante no rendimento de muitas comunidades pobres que dependem da pesca, da agricultura e da exploração de florestas, sectores bastante vulneráveis às alterações climáticas e às associadas secas, cheias e temperaturas elevadas.
[pic]
Água e saneamento básico
O grande crescimento populacional nos países pobres representa uma maior produção de esgotos e de resíduos que geralmente são lançados nomeio ambiente sem tratamento, levando à contaminação do solo, lençóis freáticos e rios. Além disso, a necessidade de água para satisfazer uma população crescente conduz muitas vezes à grande exploração dos recursos hídricos.
[pic]
 [pic]
Figura 3 – Crescimento populacional (Fonte : Adaptado de United Nations Environment Programme)
 
[pic]
[pic] 
Figura 4 – Água com qualidade (2000) (Fonte:Adaptado de Inheriting the world:The atlas of children's health and the environment.)
Recursos naturais
Uma correcta gestão dos recursos naturais é importante para a redução da pobreza, uma vez que a sobrevivência de cerca de 75% da população dos países pobres depende da produção de mel, tabaco, resina, cogumelos, nozes, algodão, café, chá, cacau, entre outros.
 
[pic] 
Fonte:World Resources...
tracking img