Ambiente de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Matricula: 1
Tema: Blocos Econômicos Enfatizando o MERCOSUL

O Mercado Comum do Sul vem sofrendo uma forte oposição do governo norte-americano, através da ALCA (Área de Livre Comércioentre as Américas), que requer a participação de todos os países da América, exceto Cuba. Para eles algo altamente favorável e lucrativo. Já para os sul-americanos a situação parece ser diferente.
Oatual momento político e econômico pelo qual o mundo passa é marcado pelo predomínio de uniões econômicas entre os países Contudo observamos o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) ainda dando seus primeirospassos, e até com algumas “briguinhas de criança”, digamos assim. Observando este bloco econômico analisaremos qual será a verdadeira importância deste em nossas vidas, qual é o interesse dos EUAsobre os países que o compõem, já que esta grande potência se vê cada vez mais prejudicada na balança comercial pela mais nova potência mundial “O Grande Dragão Asiático”, e pelos gastos nas guerrasforjadas por eles no Oriente. E, a partir deste texto tentaremos entender um pouco de tudo o que o MERCOSUL representa no cenário mundial e para os povos latinos.
Com a economia mundial globalizada, atendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criadas com a finalidade de facilitar o comercio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifasalfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em tese, o comercio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estesblocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre os blocos econômicos cresce.
Os blocoseconômicos são agrupamentos de países que tem o objetivo a integração econômica e/ou social. E podem ser classificados em quatro categorias:
-Áreas ou zonas de livre comércio
-Uniões aduaneiras...
tracking img