Diversidade cultural... ensino sobre lit. negra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIVERSIDADE CULTURAL – A LEI 11645/08 NOS LIVROS DIDÁTICOS
ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS

Parte I – Apresentação

Ensinar sobre a África apresenta um desafio para os professores. Esse desafio provém de três fatores: o fato de a África possuir uma imagem negativa vinda do sistema de escravidão imposto no Brasil; conteúdo distorcido sobre o negro, durante anos, utilizado nos materiaisdidáticos e amparado nos professores em sala de aula que não foram contemplados em sua formação sobre essa nova visão do africano no Brasil. Este trabalho se propõe a analisar livros didáticos para detectarmos como a África está sendo retratada após a inserção das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Ressaltamos avanços quanto os debates, às leis específicas e as produções acadêmicas, porém, nota-se queembora o continente africano esteja inserido nos manuais ainda apresenta algumas situações de visão estereotipada sobre o individuo. Mudanças foram inseridas nos conteúdos, porém ainda é preciso transformações quanto à maneira de se abordar o assunto em sala de aula. Nessa análise dos livros didáticos se procurará verificar se de fato estão sendo minimizados os efeitos do preconceito racial noBrasil.
Segundo dados do IBGE, a população brasileira hoje é composta por mais de 80 milhões de Afrodescendentes que representa 43,1% da população nacional. O Brasil é a segunda maior nação com população de origem africana. Deve-se lembrar que os africanos foram inseridos no Brasil em um processo de exploração de trabalho. Mas apesar da contribuição do negro na formação cultural do Brasil serinegável não havia uma preocupação com essa parcela da população. As leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 procuram mudar esse panorama.
Para tanto analisamos os livros didáticos Linguagem em Movimento v.1, v.2, v.3 dos autores Izeti Fragata Torralvo e Carlos Cortez Minchillo, 1ª edição, publicados em 2010, usados como material de apoio ao professor, para verificar se de acordo com a Lei estãodando subsídios de auxílio para o processo de implantação de democracia racial.
Parte II – Relatório Analítico
* Livro Didático
Desde o seu surgimento há cerca de dois séculos, o livro didático vem sofrendo transformações na sua estrutura e no seu conteúdo. Apesar de não ser a única fonte de aprendizagem, na maioria das vezes representa o único material de apoio para o professor da redepública. Em decorrência de condições imperfeitas de trabalho, o professor acaba se tornando dependente desse manual. Também é válido lembrar que muitas vezes são as únicas fontes de leitura que alunos da rede pública possuem em casa. Desse modo pode-se visualizar o lugar de destaque que o livro didático possui na escola, na sala de aula e na vida dos professores e alunos. Tendo-se que o conteúdo podeconstruir uma lógica histórica para os alunos, o educador deve ajudar seus alunos a refletirem e a serem críticos sobre o que está sendo aprendido, fazendo-os assim participativos do processo de conhecimento.
Pode-se afirmar que estes objetos da cultura escolar – os livros didáticos – são o resultado e, consequentemente, uma amostra dos processos culturais vivenciados na escola, lugar onde seentrecruzam aspectos da História da Cultura e da História da Pedagogia ( BITTENCOURT, Circe F. – p. 29. Ensino de História: Fundamentos e Métodos, 2004)

* Importância da África para o Brasil
A cultura brasileira possui grande influência africana. Como exemplo, temos o samba e a capoeira; palavras como cachaça, moleque e fubá; influências na culinária como a vatapá e pamonha. Sabendo-se dessagrande influência é interessante notar o porquê desse aspecto ter sido menosprezado pelos educandários. Talvez a resposta, segundo Leonor de Araújo, envolva racismo e até falta de preparo dos professores (Entrevista de 20/08/2009 chamada “Brasileiros não cumprem lei que obriga ensino da História e Cultura Africana”). Para sanar esse problema foi editada a lei 10.639/2003, especificamente os...
tracking img