Ambiente da contabilidade no seculo xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
, O Ambiente da Contabilidade no Século XXI procura demonstrar como está o cenário social, econômico e financeiro nas áreas nas quais a contabilidade atua. Com o passar do tempo, os problemas sócios e econômicos não estão somente se situando em um lugar, pois atualmente as questões internacionais não apresentam mais barreiras e estão presentes em todo o mundo. Isso se deve a globalização, que éresponsável também pelo aumento de volume e quantidade de informações geradas e divulgadas em uma enorme velocidade sem igual e através de meios diversificados.
Nos dias de hoje, as empresas tem um escopo e um raio de atuação muito maior e abrangente do que em qualquer época da história e isso com o passar do tempo tende a continuar. Um fato a se considerar é a que a bolsa de valores em todo omuito estão passíveis de mudanças a todos o momento, de acordo com os acontecimentos econômicos e os problemas sociais ao redor do mundo que afetam diretamente a bolsa. Uma questão que vem ganhando força com o passar do tempo é a questão ambiental. As empresas estão muito mais preocupadas com a deterioração e degradação do meio ambiente e o que elas podem fazer para amenizar os impactos causadospela sua empresa. Devido a isso, a contabilidade vem buscando a padronização para todo o mundo, buscando padrões comuns, mesma moeda, idioma. Esse desejo possibilitaria qualquer pessoa do planeta de analisar os dados e as informações financeiras independente de qual país fosse a empresa.
Atualmente, a maiorias dos países adotam as normas expedidas pelo Internacional Accounting Standard Board(IASB), as denominadas IFRS (International Financial Reporting Standart). Essas normas buscas orientar as empresas privadas sobre quais os procedimentos que devem ser utilizados devidos as novas formas de se comercializar no mundo globalizado existente.
As novas tecnologias existentes acarretaram num aumento enorme de produção nos últimos anos, esse aumento acaba necessitando de uma demanda tambémenorme de compradores, o que vem a gerar uma necessidade de novos compradores. A única maneira de sanar esse problema era procurar pro novos compradores. Uma solução encontrada foi a interação com novos mercados através da união ou da incorporação das empresas do local. A união de duas empresas de países diferentes gerou as chamadas transnacionais.
Uma dificuldade encontrada nos novos mercados eraa necessidade de se adaptar ao local, afinal a cultura, aspectos econômicos e financeiros variam de acordo com o país em questão, gerando uma necessidade de adaptação das empresas, pois mesmo com a tecnologia e a globalização, as diferenças ainda são enormes.
A contabilidade com o passar do tempo ela acaba se adaptando a cultura local por ser uma ciência social. Muitas vezes procedimentosrealizados em um país não são aceitos em outros. Entretanto, com o avanço da tecnologia e a globalização, a contabilidade vem enfrentando cenários cada dia mais complexos e incertos, qualquer decisão realizada tem que ser feita com o maior cuidado. Nesse cenário, a contabilidade vem servindo de auxílio às empresas, quando realizado o serviço com critério e dentro dos padrões, a mitigar os riscosexistentes.
Existem diversas causas para a contabilidade ter a sua peculiaridade e diferenças nos países. As causas variam entre as guerras travadas, a cultura do local, o modelo de tributação utilizado, dentre outras. Nos países desenvolvidos a contabilidade tende a ser mais valorizada, fazendo com que os critérios nesses lugares sejam mais bem definidos e as empresas possuam um controle superior ade outros países. Em países desenvolvidos a não valorização da contabilidade acaba diminuindo os benefícios que uma boa contabilidade propicia para as empresas. Apesar de tudo problemas existentes nesses países em relação à contabilidade em melhorando a cada dia que passa.
A valorização da profissão do contador culminou com a criação de diversos organismos internacionais. Essas organizações...
tracking img