Ambev

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.5 PLANO DE NEGÓCIOS (PN)


Plano de negócio é um documento que contem a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia de mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros (SALIM,2005).


O Plano de Negócio também é um importante instrumento de ajuda ao empresário para enfrentarobstáculos e mudanças de rumos na economia ou no ramo em que se atua. Os empreendedores, que costumam ser mais realizadores do que redatores de propostas, uma ferramenta extremamente útil. Um bom plano é uma peça indispensável para o sucesso de qualquer negócio.
O PN permite desenvolver idéias a respeito de como o negócio deve ser conduzido. É uma oportunidade para refinar estratégias é de fato umlaboratório a onde em uma proporção reduzida ainda podemos errar no esboço do papel em lugar da vida real, examinando a viabilidade da empresa sob todos os pontos de vista, tais como o mercadológico, o financeiro e o operacional no âmbito macro ou micro da empresa ou corporação.


1.5.1Empreendedor :




“Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve erealiza visões” (SCHUMPETER,1942).






Segundo o economista austríaco Joseph A. Schumpeter, associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico. Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho parase criar o novo.
Schumpeter, completa em uma visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação.
Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas idéias através da congruência entre criatividade eimaginação. Seguindo este raciocínio é motivado pela auto-realização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente.
É o que busca novos negócios e oportunidades com a preocupação na melhoria dos produtos e serviços. Suas ações baseiam-se nas necessidades do mercado.” Abordando aspectos tais como :


✓ Identificar a oportunidade de negócio e levantar informações.✓ Desenvolver o conceito do negócio, com base nas informações coletadas na primeira, identificar experiências similares e avaliar os riscos, quantificar o potencial de lucro e crescimento e definir a estratégia competitiva.
✓ Detalhar o empreendimento, definir as necessidades de recursos, calcularem a viabilidade econômica, completar o plano.




1.5.2O PlanejamentoEstratégico


“Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retro alimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com asexpectativas alimentadas”.(DUCKLER,1984).



O plano de negocio PN é uma ferramenta pela qual o gestor ou o RD (representante da direção) pode avaliar o desempenho atual da empresa e sua evolução. Por exemplo: a parte financeira de um plano de negócios pode ser usada como base para um orçamento operacional e ser cuidadosamente monitorada, para se verificar o quanto a empresa está semantendo dentro da meta orçamentária. A esse respeito, o Plano pode e deve ser usado como base para um planejamento estratégico.


Depois dos delineamentos o monitoramento é imprescindível e que seja, periódicos, o PN deve ser examinado, para que em uma visão holística possamos dimensionar se ocorreu algum desvio através da estratificação para que possamos analisar de forma benéfica ou...
tracking img