Mentes perigosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DA AULA
METAPSICOLOGIA FREUDIANA

* METAPSICOLOGIA FREUDIANA

APARELHO PSÍQUICO
FONTES: FREUD – Obras completas – Volume V
Capítulo VII – (B) Regressão
LAPLANCHE, PONTALIS. Vocabulário de Psicanálise, 2001.
BERGERT – Psicopatologia: Teoria e Clínica, cap. 2, 2006.

METAPSICOLOGIA
* Termo criado por Freud para designar a psicologia por ele fundada, considerada na suadimensão mais teórica. Ela elabora um conjunto de modelos conceituais mais ou menos distantes da experiência, tal como a ficção de um APARELHO PSÍQUICO, dividido em instâncias, a teoria das pulsões, o processo do recalque, etc...
* Assim ela leva em conta 3 pontos de vista:
1. Ponto de Vista tópico,
2. Ponto de Vista econômico
3. Ponto de Vista dinâmico
* APARELHO PSÍQUICO
CAP.VII (B) REGRESSÂO – FREUD – OBRAS COMPLETAS
ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO
* É uma concepção abstrata que tem como finalidade a compreensão do funcionamento do aparelho psíquico – não pode ser visualizado.
* Processos psíquicos transcorrem da extremidade perceptual ( recebe as percepções) para a extremidade motora (abre as comportas da atividade motora)
* Conceitos Importantes:* Pré-consciente (Pcs) – excitações ocorridas nele podem penetrar na Consciência, desde que algumas condições sejam satisfeitas (atingir certo grau de intensidade/ despertando a atenção) – detendo nele o movimento voluntário. Está separado do Ics pela Censura – seus conteúdos podem ser recuperados por um ato de vontade – composto por representações palavra – marca acústica.
*Inconsciente (Ics ): é o sistema atrás do pré-consciente, pois ele não tem acesso à consciência. Assim ao passar pelo processo excitatório é obrigado a passar por modificações. Seu conteúdo é a representação coisa, a qual é predominantemente visual, só se torna consciente se associar-se a uma representação verbal do Pcs. É a parte arcaica do aparelho psíquico. Forma uma espécie de arquivo sensorial.
*É constituído, também, por energias provindas das pulsões .
* Consciência (Cs): estaria ligada à periferia do aparelho psíquico, sua função é recepcionar as informações provenientes do mundo exterior e do interior, mas sem conservar nenhum traço durador – fugaz.
* Censura = região fronteiriça que separa e une Pcs/Cs do Ics, esta ação é permanente e se confunde com a da repressão(recalque). Ela impede a passagem dos conteúdos Inconscientes à consciência. Na primeira tópica ela tem um caráter passivo, de barreira inerte e rígida
* APARELHO PSÍQUICO
LAPLANCHE e PONTALIS – VOCABULÁRIO DE PSICANÁLISE, 2001.
* Expressão que ressalta certas características que a teoria Freudiana atribuiu ao psiquismo: sua capacidade de transmitir e transformar uma energia determinada e a suadiferenciação em sistemas ou instâncias.
* Neste Aparelho Psíquico – sugere a idéia de uma certa organização, de uma disposição interna, mas faz mais que isso, atribuiu aos “lugares psíquicos”uma certa ordem que acarreta uma sucessão temporal determinada.
* A função do aparelho psíquico é manter o nível interno de energia do organismo o mais baixo possível.
* A sua diferenciação emsubestruturas auxilia a conceber a transformação de energia (estado livre ao estado ligado).
* PONTO DE VISTA TÓPICO
LAPLANCHE e PONTALIS – VOCABULÁRIO DE PSICANÁLISE, 2001.
* Ponto de Vista que supões uma diferenciação do aparelho psíquico em certo número de sistemas dotados de características ou funções diferentes e dispostos em uma certa ordem uns em relação aos outros, o que permiteconsiderá-los metaforicamente LUGARES PSÍQUICOS.
* A primeira tópica é composta pelos sistemas:
1. Inconsciente (Ics)
2. Pré-consciente (Pcs)
3. Consciente (Cs)
Entre cada um desses sistemas Freud situa censuras* que inibem e controlam a passagem de energia de um sistema para outro.
* CONCEITOS BÁSICOS DA
1ª TÓPICA FREUDIANA
* Inconsciente (Ics) = composto por conjunto...
tracking img