Sistema financeiro nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA FINANCEIRONACIONAL

SISTEMA FINANCEIRONACIONAL


EDUARDO FORTUNA

MERCADO FINANCEIRO, PRODUTOS E SERVIÇOS.

FEIRA DE SANTANA 2012

FACULDADE ANISIO TEIXEIRA
DISCIPLINA: ECONOMIA POLITICA
CURSO: DIREITO 2º SEMESTRE NOTURO TURMA N 2
DOCENTE: FLORENTINO
EQUIPE: THIAGOANTUNES BORGES, RODRIGO BARRETO ARAUJO, ALESSANDRO CARDOSO DA SILVA.

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO.
2. DEFINIÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO.
2.1 FUNÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO.
3. PROCESSO POUPANÇA INVESTIMENTO.
4.1. AUTOFINANÇIAMENTO.
4.2. INTERVENÇÃO DO ESTADO.
4.3. INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA.
4. ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO.
5.4. CONSELHO MONETARIONACIONAL.
5.5. BANCO CENTRAL.
5.6. BANCO DO BRASIL.
5.7. BNDS.
5.8. CAIXA ECONOMICA FEDERAL.
5.9. COMIÇÃO DE VALORES MOBILIARIOS.
5.10. BOLSA DE VALORES.
5. PORQUE EXISTE UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO DO GOVERNO EM MANTER O SISTEMA FINANCEIRO SOB PERMANENTE CONTROLE E FISCALIZAÇÃO?

BIBLIOGRAFIA.

1. INTRODUÇÃO

Sem a pretensão de esgotar acomplexidade e a vastidão do tema o presente trabalho tem como principal objetivo, obter conhecimento sobre o sistema financeiro ao longo dos anos, teremos o conhecimento de o que é um sistema financeiro, como funciona esse sistema, quais as formas de captação e investimentos. Estrutura do sistema financeiro começando pelo conselho monetário nacional, traçando assim seu objetivo e suas atividades, depoisfalaremos do Banco Central, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Caixa Econômica, Comissão de valores Mobiliários e Bolsa de valores.
E por fim responderemos a grande questão chave que é "Porque existe uma grande preocupação do Governo em manter o sistema financeiro sob permanente controle e fiscalização?"
As metodologias de pesquisa utilizadas pelo grupoforam (livros e Internet) para que consigamos obter um trabalho completo e bem organizado. Deste modo esperamos alcançar os nossos objetivos.

2. DEFINIÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO

O sistema financeiro é um conjunto de pessoas jurídicas públicas ou privadas que se dedicam a coleta, intermediação e aplicação de recursos financeiros, sejam eles próprios ou de terceiros onde propiciamcondições satisfatórias para a manutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores, considerando também para efeitos da legislação as que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custodia de valor de propriedade de terceiros. 


2.1. FUNÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO

Oprincipal objetivo do sistema financeiro é valorizar a intermediação entre poupança e investimento, possibilitando ao setor produtivo maior eficiência. É um princípio básico: intermediar dinheiro de quem tem “sobrando” para os que têm “faltando”, é uma analogia simplista, mas é a essência de todo o processo.
A evolução do sistema financeiro é essencial para a evolução da própria economia edesenvolvimento de uma nação, pois permite a otimização da produção ao antecipar a captação de recursos para aqueles que tencionem investir além de sua renda. A evolução do sistema financeiro leva à percepção do chamado Mercado Financeiro organizado.

3. PROCESSO POUPANÇA INVESTIMENTO.

O sistema é composto por um processo de poupança- investimento, onde as pessoas conseguem fazeruma poupança para no futuro possam estar investindo no mercado, esse processo pode ser feito de três formas:
4.1. AUTOFINANCIAMENTO. As empresas têm recursos suficientes para fazer todos os investimentos, sem necessidades de buscar recursos fora para manter se.

4.2. INTERVENÇÃO DO ESTADO. O estado intervém na economia gerando poupança, e com esse recurso utilizar para fazer...
tracking img