Ambev Pim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
3. GERENCIAMENTOS DE PESSOAS

3.1 MOTIVAÇÃO
O estudo sobre a motivação humana tem raízes na antiguidade, dentro da administração, ele surge a partir da Escola de Relações Humanas, que foi a primeira a enfatizar a satisfação do funcionário, a se ocupar com suas questões afetivas e pessoais, estudando e analisando de maneira sistemática os aspectos humanos dentro das organizações.
Motivaçãodefine-se pelo desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos, organizacionais ou não, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades individuais.(CHIAVENATO).
Uma característica da motivação é que ela é um fenômeno individual e intencional e depende do estimulo e do comportamento pessoal.
Outra característica é que não se pode medir a motivaçãodiretamente, medimos o comportamento motivado, ação e forças internas e externas que influenciam na escolha de ação, pois a motivação não é passível de observação.
Nas teorias clássica e científica, o enfoque motivacional baseava-se na remuneração do funcionário, porém, se observa no decorrer do processo, uma maior preocupação por parte do colaborador em manter seu emprego do que na própria remuneração.Isso demonstra que o aspecto econômico é somente um dos fatores motivacionais, existe, no entanto, outros fatores que também tem relevância no aspecto motivacional. Procuramos abordar de maneira objetiva algumas teorias, a fim de descrever suas conclusões sobre as razões pelas quais as pessoas se comportam de certo modo.

3.2 TEORIA USADA NA EMPRESA

A teoria usada na AMBEV é a Teoria HERZBERG,pelas condições de trabalho na empresa, sempre respeitando os fatores higiênico de seus funcionários, como salários e condições de trabalho, e também os fatores motivacionais como promoções e prêmios.

HERZBERG
A teoria de Herzberg abrange dois fatores os HIGIÊNICOS e os MOTIVACIONAIS.
HIGIÊNICOS: são aqueles que referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando ascondições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes etc.

MOTIVACIONAIS: são aqueles que se referem ao conteúdo do cargo, às tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si. São os fatores motivacionais queproduzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência, isto é, acima dos níveis normais.


3.3 MOTIVAÇÃO E O PAPEL DO LIDER
A rotina dos funcionários parece gerar em torno de uma grande competição. O prêmio do Excelência Fabril, O PEF, faz com que os funcionários da fabrica, em suas diversas áreas agreguem-se para se tornarem vencedores do prêmio. Oprograma PEF premia as 13 melhores fabricas do grupo, em excelência de produtividade fabril, O papel do líder e manter os funcionários motivados sempre para a produtividade não cair, resolver os conflitos entre os funcionários e tirar o melhor de cada um de sua equipe, e a fabrica sempre ganhar o prêmio, Nossos gestores da AmBev têm em mente que ninguém faz nada sozinho.
Delegar funções, estabelecerresponsabilidades, desenvolver pessoas e times,
inspirando-os a agir sempre de forma correta e conjunta, dando o exemplo de
comportamento e disciplina, são outros critérios para separar o joio do trigo na hora de escolher umlíder na companhia. Para completar o perfil, a AmBev valoriza os profissionais que "vestem a camisa" e agem como se fossem donos do negócio. Esses líderes exemplares são osresponsáveis por incentivar e desenvolver internamente outros futuros líderes na empresa. Dessa forma, é possível chegar a conclusão que existem fatores a serem pontuados e que fazem um líder de sucesso, por exemplo, o fato de delegar funções a colaboradores pré-determinados.
a premiação consiste na participação do lucro anual da empresa, que é repassado para os funcionários das fabricas vencedoras...
tracking img