Amazonas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA
A história do Amazonas, inicia-se com a ocupação paleoindígena, ocorrida acerca de 11.200 anos atrás. Entretanto, somente a partir do descobrimento do Brasil, ocorrido há cinco séculos, queo estado experimentou suas mudanças mais drásticas, que vão desde ao seu domínio pelos portugueses e pela capitania do Grão-Pará até sua elevação à categoria de província brasileira, feita em meadosdo século XIX.
A província recebeu o nome de Amazonas em homenagem às mulheres indígenas icamiabas, que dominavam a região, riquíssima em ouro.

ECONOMIA
A economia baseia-se na indústria, noextrativismo, inclusive de petróleo e gás natural, mineração e pesca. Com relação ao extrativismo, grande impulso na vida econômica e na colonização da região amazônica foi dado com a exploração do látex,durante o ciclo da borracha.
Na atualidade, através do calendário de feiras nacionais e internacionais da Amazônia, sob a sigla - FIAM - na Suframa, atrai diferentes investidores, brasileiros e deoutras nacionalidades, a investir nos diferentes polos tecnológicos existentes na região e, principalmente, no Pólo Industrial de Manaus (PIM), em franco desenvolvimento, e os estrangeiros podemconhecer grandes oportunidades de negócios que o potencial econômico da Amazônia proporciona e é capaz de oferecer, como sua infra-estrutura, mão-de-obra qualificada e várias outras vantagens competitivas.TRANSPORTE
No Amazonas, os rios são as estradas e as enormes distâncias são medidas em horas ou em dias de viagem de barco.
Quase todos os municípios possuem pistas para operações de aeronaves,sendo que a maioria é servida por aeroportos, havendo em Manaus e Tabatinga os únicos aeroportos internacionais no Amazonas.Existem também aeroportos regionais, que servem para servir mais de ummunicípios, estes são ao todo são os de :Coari, Eirunepé, Lábrea, Tefé e o de Parintins.



EDUCAÇÃO
O Amazonas possui 2.099.342 estudantes matriculados na rede pública de educação básica das redes...
tracking img