Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
organográficos: o desenho de como as empresas de fato funcionam

O organograma mostram os nomes e títulos de gerentes, mas pouquíssimo sobre a empresa. O fato é que os organogramas são os álbuns de fotos de nossas empresas. Com hierarquias tradicionais desaparecendo. As pessoas esforçam-se para entender como as empresas funcionam.
Durante os últimos anos, estamos experimentando uma novamaneira de desenhar e assim, ver as organizações. Chamamos nossa abordagem de organográfico. Organográficos não eliminam totalmente os retângulos, mas introduzem novos componentes, chamados centros e teias. Eles não só mostram indivíduos ou cargos, como também oferecem uma visão geral do território da empresa.
Eles conseguem demonstrar como determinado lugar funciona, representando as interaçõescríticas entre empregados, produtos e informações.

Organográfico de uma empresa petroquímica

As empresas necessitam de uma nova maneira de representar sua organização. Em 1993, um artigo na Business Week sugeriu que as empresas começassem a substituir seus organogramas por desenhos parecidos com pizzas, trevos ou estrelas. São gravuras que mostram não as dores de cabeça, mas os negócios reais esuas oportunidades.

As formas básicas de organização

Os organográficos contêm dois componentes bastante convencionais. O primeiro é um conjunto. Toda organização é um agrupamento de itens, como máquinas ou pessoal. Às vezes esses itens mal se conectam, e então permanecem assim — agrupamentos. Mais comumente, porém, as organizações não existem para abrigar conjuntos, mas sim com o propósito deconexão, e conexão é, em geral, representada pela segunda forma convencional, a cadeia. A preponderância de cadeias no raciocínio empresarial é certamente compreensível. Por serem lineares, elas promovem a padronização e, portanto, melhoram a confiabilidade, conseguem esclarecer e sistematizar os inúmeros processos complexos que constituem as empresas hoje. Sugerimos que esses seriam mais bemrepresentados de outra forma — como centros e teias.
Primeiro, os centros. Um centro atua como central coordenadora. é qualquer ponto físico ou conceitual em que pessoas, coisas ou informações se movem. Os centros representam movimento “de” e “para” um ponto focal. Mas quase sempre as conexões são mais complicadas, e é aí que entram as teias. As teias, como vimos, são malhas sem centro; permitemcomunicação ilimitada e movimento contínuo de pessoas e idéias.
Qualquer projeto complexo, hoje em dia, pode ser visto como uma teia. Pense na organização das Olimpíadas ou na realização de um filme. Todos se falam, quase sempre com efeitos inesperados e criativos.
Organográficos pode ampliar o modo como vemos nossas organizações; ele pode até mesmo expandir nossas idéias sobre a direçãoestratégica. Em virtude da propensão para centros e teias, nas organizações atuais, onde fica o organograma tradicional? Ele trata todos e tudo como retângulos independentes, e cada um desses retângulos é conectado por uma cadeia vertical — ou seja, uma cadeia de autoridade. Quase sempre sem considerarem as formas reais como a organização faz negócios e cria valor.

Organográficos em ação

Quando vocêtenta desenhar um organográfico, o que acontece?. Não há organográfico correto. Ao contrário do organograma com suas regras rígidas de disposição, o organográfico requer que os gerentes criem uma gravura personalizada de sua empresa podem, na verdade, incluir outras formas, desde que tenham um significado. (Por exemplo, alguns organográficos incluem funis, sugerindo uma cadeia onde ocorredeterminada transformação.) Os organográficos podem ser desconcertantes para quem está acostumado a fazer tudo de maneira tradicional. Para elaborar um organográfico, você precisa aceitar o fato de que ele tem menos a ver com nomes e títulos do que com relacionamentos e processos.

Organográficos de um banco canadense

Este organográfico representa a estrutura original do banco.

Um segundo...
tracking img