Alvenarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2556 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Alvenarias
A importância histórica da alvenaria deve-se, sobretudo ao fato de ser o principal material estrutural responsável pela habitabilidade dos abrigos construídos pelo homem e de ser a principal estrutura dos edifícios ao longo de 4000 anos de civilização. Desde o passado que a construção de abrigos permanentes para os humanos, evoluindo progressivamente até aos edifícios de hoje emdia, anda na maior parte das civilizações interligada, sobretudo à alvenaria. As exigências dos utilizadores para as construções são variáveis com enumeras características, no entanto, as realizações construtivas humanas são a síntese de três critérios (engenharia, economia e estética), com importância relativa variável em diferentes obras, sendo no entanto a estética o elemento distintivo dosabrigos humanos do dos animais.
1-2 .Definição de alvenaria
Apresentam-se várias definições sobre este tema:
• As alvenarias são elementos discretos construídos de pedras ou blocos, naturais ou artificiais, ligadas entre si de modo estável pela combinação de juntas e interposição de argamassa ou somente por um desses meios;
• Alvenaria é o termo que designa as paredes executadas com pedra, tijoloou blocos de cimento e que, travados em sobreposição por meio de argamassas, servem para a execução de edifícios.
• Alvenaria é o sistema construtivo de paredes e muros, ou obras semelhantes, executadas com pedras naturais, tijolos ou blocos unidos entre si com ou sem argamassa de ligação, em fiadas horizontais ou em camadas parecidas, que se repetem sobrepondo-se umas sobre as outras, formandoum conjunto rígido e coeso.
• Alvenaria é o conjunto de materiais pétreos, naturais ou artificiais, unidos entre si por meio de uma argamassa.
1-2.1- Materiais Pétreos
– Naturais
– ex: pedregulhos rolados, lateritas e areias.



– Artificiais (processados)
– ex: obtidos por britagem de rocha ou de seixos rolados.
Materiais Naturais
Pedra, Bambu, Terra socada, Sacos de terra, Tocos demadeira, Fardos de palha etc.
Materiais artificiais
Origem: São Obtidos por processos de transformação.
EX: Plásticos, Ligas metálicas, Papel, Vidro, etc.
1-2.1.2- Finalidade das alvenarias e principais exigências
Divisão, vedações e proteção;
Estrutural: paredes que recebem esforços verticais (lajes e coberturas em construções não estruturadas) e horizontais (empuxo de terra);Resistência mecânica;
Isolamento térmico;
Isolamento acústico;
Proteger contra ações do meio externo;
Segurança ao fogo;
Segurança ao contacto;
Economia de facilidade construção;
Estética;
Estanquidade à água e ao ar;
Estabilidade;
Durabilidade e facilidade de manutenção.


2 – Tipos de alvenarias
2.1 - ALVENARIAS EXTERIORES
Alvenaria Estrutural:
A alvenaria estrutural tem a funçãode estrutura no prédio, dando apoio as lajes. Onde cada bloco de concreto é estudado a sua posição. Neste tipo, utilizamos blocos de concreto, com suas respectivas resistências verificadas em laboratório.A espessura das paredes exteriores deve ser definida com muito rigor tendo em conta diversos condicionantes, nomeadamente no que diz respeito, à estrutura, isolamento térmico e ás caixas deestore, cujas dimensões variam de caso para caso.

Caixa de estore
Alvenaria de Vedação:
A alvenaria de vedação tem como função o fechamento e divisão de cômodos, sem função estrutural no prédio. Neste tipo, utilizamos blocos cerâmicos, aqueles geralmente alaranjado, conhecido como Tijolo. São apoiados por nas estruturas, geralmente em pilares, para evitar balanços, e futurosconstrangimentos.



2.2 - ALVENARIAS INTERIORES
Devido á necessidade de embeber as redes nas paredes interiores, a espessura das paredes separadoras e confinantes dos compartimentos que possuam tubagens de instalações especiais, tais como as cozinhas e as instalações sanitárias, deverão ser estudadas com muito rigor, uma vez que as espessuras habitualmente apresentadas são insuficientes. A...
tracking img