Alunos com tdah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A principal razão desta pesquisa foi o interesse de conhecer as causas da hiperatividade e de saber como trabalhar em sala de aula com um aluno com, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, (TDAH).
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduopor toda a sua vida.
A presente pesquisa tem como objetivo facilitar o convívio aluno-professor diante de um quadro de hiperatividade, permitindo ao educador a identificação das características do comportamento do hiperativo, visando criar uma ação didática pedagógica voltada para as necessidades especiais do hiperativo que possivelmente possa contornar muitos problemas de aprendizagem que elevenha apresentar.
Para o desenvolvimento do presente trabalho foi realizado levantamento bibliográfico sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade através de pesquisas em livros, revistas e sites da internet especializados na área de educação para complementar as informações e contribuir para a análise do assunto.
Preocupa-nos pensar que alguns professores dispõem de poucosconhecimentos sobre o TDAH, tendo em vista o crescente número de crianças hiperativas na sala de aula. O pouco conhecimento do educador sobre o assunto pode inibir, de alguma forma, o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança hiperativa, já que o mesmo necessita de atividades diversificadas, capazes de prender sua atenção.
É de suma importância, para os educadores possuírem esseconhecimento, pois avaliações errôneas sobre o comportamento de crianças com TDAH são feitas frequentemente, havendo uma grande rotulação dos alunos.
No primeiro capítulo vamos procurar definir o conceito de hiperatividade, assim como, realizar um breve histórico da doença mostrando suas características, tentando auxiliar a ação do professor que trabalha com o aluno hiperativo, permitindo ao professorque ele possa e consiga distinguir um comportamento hiperativo de um outro distúrbio que o aluno possa apresentar.
No segundo capítulo, trataremos sobre o diagnóstico, possíveis causas do TDAH e o tratamento do TDAH.
O papel da família é extremamente importante para a criança hiperativa, pois esta precisa de atendimentos adequados, apesar de somente algumas são medicadas, os pais devem procurarinformações e esclarecimentos a respeito e, quando perceberem suas limitações para lidarem com o problema, devem procurar ajuda especializada.
No terceiro capítulo, falaremos sobre a relação entre o TDAH, sua família, a escola/professor e as estratégias de trabalho com esses alunos. Torna-se necessário também, falar sobre a parceria dos pais com a escola e profissionais da saúde no processo dotratamento da criança.
Segundo PAÍN (1985, p.86):
“A falta de exatidão com que a hiperatividade tem sido definida, em especial no Manual Estatístico e Diagnóstico de Distúrbios Mentais, da Associação Psiquiátrica Americana (APA, 1968, 1980, 1987 e 1994), conduz a uma situação na qual os resultados das pesquisas são pouco esclarecedores e apresentam ausência de generalização. A prática maispopular, e talvez a que mais necessite de uma elaboração em busca de uma legitimidade, é a de se usar sinônimos que refletem comportamentos da criança hiperativa, mas que não avançam na definição”.














CAPÍTULO I

1. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS E PRINCIPAIS SINTOMAS

O TDAH, (Transtorno de Déficit deAtenção/Hiperatividade) é definido como um problema de saúde mental, considerado como um distúrbio bidimensional que envolve a atenção, a hiperatividade e a impulsividade.
Em 1902, o médico inglês, G. Still descreveu pela primeira vez as características desse transtorno, desde então denominado de Disfunção Cerebral Mínima, passando posteriormente a ser chamado de Hipercinesia ou Hipercinese. Logo a seguir,...
tracking img