Aluno ser (verbo) humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALUNO: SER (VERBO) HUMANO

Elaine Cristina Luiz[1]
Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR)

RESUMO
Este artigo tem a finalidade de relatar as experiências vividas por um grupo de bolsistas do Programa PIBID que desenvolveu um projeto que fez uso de mídias visuais (vídeos) para resgatar nos alunos valores, questões morais e inclusão. As atividades foram voltadas as “necessidades”apontadas pela professora supervisora e por colegas de sala, que viam em seus colegas comportamentos que não condiziam como atitudes normais de um indivíduo inserido na sociedade. O trabalho com filmes proporcionou aos integrantes do PIBID e professores presenciarem uma mudança significativa no comportamento e atitudes dos alunos, principalmente para aqueles que precisavam “enxergar” que seu comportamentoera inadequado. Ao término do projeto, foi proposto que os próprios alunos organizassem e promovessem um sarau que marcou o fechamento das atividades.
Palavras chave: PIBID. Educação. Valores. Inclusão escolar.

ABSTRACT
This article aims to describe the experiences lived by a group of students on scholarships Program PIBID that has developed a project that has made use of visual media(videos) to redeem us students values, moral issues and inclusion. The activities were focused on the "needs" pointed out by professor and supervisor of colleagues, who saw in his colleagues behaviors that no longer suited as attitudes of a normal individual inserted in society. The work with films provided to members of PIBID and teachers observe a significant change in the behavior and attitudes ofthe students, especially for those who needed "see" that his behavior was inappropriate. At the end of the project, it was proposed that the students themselves organize and promote a sarau that marked the closing of the activities.
Key Words: PIBID. Education. Values. School Inclusion.

INTRODUÇÃO

As universidades possibilitam aos alunos uma formação repleta de conteúdos específicos econhecimento amplo da profissão escolhida, mas nem todos os alunos encontram-se habilitados após o ensino superior a exercer com coerência e habilidade sua profissão. Com o intuito de melhorar essa relação e sanar essa lacuna criada entre o curso superior e o mercado de trabalho, os estágios supervisionados são os fios condutores que proporcionam essa integração. Os cursos de licenciatura são osmais promovem essa aproximação para com seus alunos, que na maioria das vezes, são efetuados nas escolas da comunidade em que se está inserida a universidade.
Visando esse envolvimento, as universidades e as escolas públicas tornam-se parceiras para que esta se torne local de realização de suas pesquisas. Entretanto, essas parcerias nem sempre são trabalhadas de forma coletiva, prejudicandoassim os resultados esperados ao fim do projeto proposto. (SANTOS et al, 2006) O projeto PIBID da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especificamente na cidade de Paranaíba-MS, viabilizou a integração entre a universidade e as escolas públicas, em particular a Escola Estadual “José Garcia Leal”.
Embora já exista a parceria entre a universidade e as escolas públicas do município,proporcionando aos alunos a oportunidade de estágio, o projeto propiciou aos alunos universitários bolsistas, não só a experiência de observar a realidade escolar, mas também de participar ativamente das atividades decorrentes da carreira do magistério.
Essa relação trouxe bons frutos, tanto para a universidade, quanto para a escola, pois ambos colaboram coletivamente com a melhoria daeducação: a universidade com ênfase em habilitar e capacitar seus alunos para a carreira docente, e a escola com a melhoria da educação básica. Podemos observar o êxito desse tipo de parcerias, também em Santos:
Atividades como participação no planejamento escolar, elaboração de metodologias alternativas e a responsabilidade de ministrar aulas colaboram de forma significativa,...
tracking img