Aluno ensinante e professor aprendente parte i como elaborar um plano de ensino a partir do projeto político - pedagógico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDAD DEL SALVADOR – USAL

Compreender e Transformar a educação (José Gimeno Sacristán e Ángel I. Pérez Gómez)
CAP. VI: O currículo: conteúdos da educação ou uma análise da prática?
José Gimeno Sacristán


Segundo Scristán (1993), é importante considerar alguns pontos sobre o currículum:
1). O estudo do currículum deve servir para oferecer uma visão de cultura que acontece nasescolas em sua dimensão oculta e manifesta, levando em conta as condições em que se desenvolve;
2). Trata-se de um projeto que só se pode entender como um processo historicamente condicionado, pertencente a uma sociedade, selecionado de acordo com as forças dominantes nela, mas não só com a capacidade de reproduzir, e também de incidir nessa mesma sociedade;
3). O currículum é um campo deinteração recíproca entre idéias e práticas;
4). É um projeto cultural elaborado com diferente grau de flexibilidade, para que os professores intervenham nele.
A educação deve ser compreendida como uma atividade que desperta nos alunos certas conseqüências, se expressando de formas distintas, sendo o agente e o elemento determinante da atividade e do conteúdo, levando a socialização e aformação do educando.
A educação precisa do conteúdo (forças sociais, instituição escolar, ambiente e clima pedagógico, professores, materiais entre outros), pois sem o conteúdo não há ensino. Converter em tema central da didática os conteúdos, junto aos temas que geralmente se costumam conceber como propriamente didáticos ou metodológicos, supõe lutar por uma visão mais ajustada à realidade, maisintegradora, oferecer perspectivas mais completas aos professores, ampliar o sentido restringindo da técnica, porque nenhuma técnica é neutra para quem a recebe, para quem a pratica ou para a mensagem que transmite.
Na história do pensamento científico curricular existe uma corrente que separou os temas sobre o currículum dos da instrução (ensino). O currículum fazia relação aos conteúdos, e ainstrução (ensino) preocupava-se em realizar os conteúdos do currículum, ou seja, desenvolve-lo através das atividades práticas. De acordo com EISNER (1979), o ensino é o conjunto de atividades que transforma o currículo em prática para produzir o aprendizado, para KEMMIS (1988), o currículo trata de como o projeto educativo se realiza nas aulas. Enquanto que a didática está relacionada aos conteúdosdo currículum, considerando a seleção, ordenação e desenvolvimento prático, o currículum se estende até a prática (superando o dualismo anteriormente comentado).
Os temas curriculares apresentam diferentes níveis gerais, no sistema educativo os problemas curriculares gerias são chamados de macrocurriculares, e os problemas relacionados com as disciplinas são chamados microcurriculares.
Épreciso recuperar a discussão fundamental sobre a configuração, desenho e desenvolvimento prático do projeto educativo e cultural da escola. É uma forma de integrar o discurso pedagógico desde a racionalidade das idéias e valores que orientam as decisões em torno dos seus conteúdos até a racionalidade dos médios para consegui-los e comprovar seu êxito.






A preocupação com o currículo comoobjeto de estudo apareceu em torno dos anos de 1920, com mais intensidade nos Estados Unidos da América (EUA), e teve ligação com o processo de massificação da escolarização e com a intensa industrialização. O conceito de currículo que passou a ser aceito pela maioria das escolas, professores, estudantes e administradores escolares, é aquele que especifica de forma precisa objetos, procedimentose métodos para obtenção de resultados que poderão ser medidos. No entanto, como esta questão apresenta grande importância no processo educacional, passou a ser vista como um campo profissional de estudo e pesquisas, fazendo com que surgissem outras teorias para questionar o currículo e tentar explicá-lo.

Compreendemos que o currículo está diretamente relacionado a nós mesmos, a como nos...
tracking img