Aluminio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANA PAULA VIEIRA DOS SANTOS

ALUMÍNIO

Trabalho de Química apresentado ao curso de
Graduação em Engenharia Elétrica na Faculdade
Anhanguera Educacional LTDA.

Prof.ª: TATIANA NOGUEIRA

Niterói
Ano: 2012
INTRODUÇÃO

O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Possui símbolo Al, sendo um metal levee macio, mas resistente, utilizado em diversos produtos do dia a dia. Sua cor é um cinza fosco devido aos elementos presentes em sua composição.
É um dos metais mais versáteis, pois, a partir dele, pode-se confeccionar, além de panelas, o papel-alumínio (que, por ser atóxico, é utilizado para proteger alimentos), painéis coletores de energia solar e muitas outras coisas.
Hoje, o setor produtivode alumínio está presente em oito macros regiões: na África, na América do Norte, América Latina; no leste e sudeste asiático, no centro- leste europeu e na Oceania. No total são 48 países que produziram, em 2006, mais de 23 milhões de toneladas de alumínio primário, segundo o International Aluminium Institute. Deles, os Estados Unidos é o maior produtor mundial, mesmo sem possuírem jazidas debauxita. O Brasil possui a terceira maior jazida de bauxita do planeta, é o quinto maior produtor de alumina e o sexto em alumínio primário. A produção Brasileira de alumínio primário, em 2006, foi de 1,6 milhões de toneladas, segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL, 2007).

MÉTODOS DE OBTENÇÃO DO ALUMÍNIO
A bauxita é a principal matéria-prima utilizada na indústria do alumínio, umminério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. Trata-se de uma rocha constituída, principalmente, de minerais hidratados de alumínio. Cerca de 95% da produção mundial de bauxita são utilizados na produção de alumina.
Em 1986 dois cientistas, Charles Martin e Paul Louis Toussaunt Héroult, descobriram simultaneamente uma técnica práticae econômica para produzir alumínio a partir de seus óxidos ( alumina – (Al2O3), processo conhecido como, Processo Hall – Héroult. Neste processo, o alumínio é produzido pela redução eletrolítica da alumina (Al2O3) dissolvida em um banho de fluoretos.
Esse banho eletrolítico usado é criolita (Na3AlF6), que é o melhor solvente da alumina. As funções principais do eletrólito são permitir uma boadissolução da alumina e permitir uma boa separação física das fases produzidas durante a eletrólise (eletrólito – alumínio).
O processo se desenvolve em fornos especiais revestidos de carbono, e esses fornos são ligados a um circuito elétrico, em série, que fornece corrente continua também chamados de cubas eletrolíticas, que operam a aproximadamente 960°C, onde o minério é transformado em aluminacalcinada, a qual posteriormente será utilizada no processo eletrolítico. Através de uma reação química, a alumina será precipitada através do processo de cristalização por semente. O material cristalizado é lavado e secado através de aquecimento para que o primeiro produto do processo de produção do alumínio, o óxido de alumínio de alta pureza, ou alumina (um pó branco e refinado), seja obtido.As principais fases da produção de alumina, desde a entrada do minério até a saída do produto final se resume em um circuito básico simples, conforme a figura abaixo:

APLICAÇÃO DO ALUMÍNIO
A utilização do alumínio excede a utilização de qualquer outro metal, com a exceção do ferro, tendo uma enorme importância na economia mundial.
O alumínio é, largamente, utilizado em indústrias que requeremmaterial resistente, leve e facilmente moldável.
Um dos segmentos em que a aplicação do alumínio tem evoluído mais rapidamente no mundo é o automotivo e de transportes.
Em veículos automotivos comerciais, nos quais os custos de manutenção e a economia de operação em longo prazo são cruciais, o alumínio é extensivamente utilizado em carrocerias, e peças internas como pistões, blocos de...
tracking img