Aluminio quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alumínio

Informações sobre o Alumínio



Apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, o alumínio é o metal mais jovem usado em escala industrial. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Antes de ser descoberto como metal isolado, o alumínio acompanhou a evolução das civilizações. Mesmo utilizado milênios antes de Cristo, o alumíniocomeçou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos.
Atualmente os maiores produtores de alumínio são, Estados Unidos e Canadá, entretanto nenhum deles possui jazidas de bauxita em seu território, dependendo exclusivamente da importação. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério do mundo, localizada na região amazônica, perdendo apenas para Austrália e Guiné.
O alumínio é oprimeiro nome lembrado quando o assunto é reciclagem. A reciclagem do alumínio não representa uma combinação única de vantagens. Economiza recursos naturais, energia elétrica no processo, consome-se apenas 5% da energia necessária para produção do alumínio primário, além de oferecer ganhos sociais e econômicos.


Fluxo de Produção do Alumínio



[pic]



O processo de obtenção dos alumíniotem três etapas:

• obtenção do minério (bauxita);
• obtenção da alumina;
• obtenção do alumínio.

Obtenção do minério

O minério do qual se obtém o alumínio se chama bauxita. E esse minério foi formado pela decomposição, isto é, a separação em pequenas partículas, de rochas alcalinas. Essa decomposição foi causada pela chuva que se infiltrou na rocha durante milhões de anos. Como resultadodisso, as rochas se transformaram em uma argila, ou seja, um tipo de terra, composta principalmente de óxido de alumínio hidratado (alumina) misturado com óxido de ferro, sílica, titânio e outras impurezas. A proporção de alumina, nessa argila, fica entre 40 e 60%.
Antes do início da mineração, a terra e a vegetação acumuladas sobre o depósito de bauxita são retiradas com o auxílio demotoniveladoras. Em seguida, o minério é retirado com o auxílio de retroescavadeiras e transportado por caminhões até à área de
armazenamento.
São necessárias quatro toneladas de bauxita para produzir uma tonelada de alumínio.

Obtenção da alumína

Na segunda etapa do processo, retiram-se as impurezas da bauxita para que sobre somente a alumina.
Para isso, a bauxita é triturada e misturada com umasolução de soda cáustica. A lama formada por essa mistura, é aquecida sob alta pressão e recebe uma nova adição de soda cáustica.
Dessa forma, a alumina é dissolvida, a sílica contida na pasta é eliminada, mas as outras impurezas não. Então, elas são separadas por processos de sedimentação e filtragem.
Sedimentação é um processo no qual as partículas sólidas que estão em suspensão dentro de umamistura líquida, vão se depositando no fundo do recipiente onde a mistura está guardada.
A solução resultante, chamada de aluminato de sódio, é colocada em um precipitador e, nesse processo, obtém-se a alumina hidratada. Nesse ponto, a alumina hidratada pode seguir um entre dois caminhos: ela pode ser usada como está ou ser levada para
os calcinadores.
Se ela for usada como está, serámatéria-prima para produtos químicos, como o sulfato de alumínio, usado no tratamento da água e na indústria de papel. Poderá ser empregada, também, na produção de vidros, corantes e cremes dentais.
Para ser matéria-prima para a produção não só de alumínio, mas também de abrasivos, refratários, isoladores térmicos, tintas, velas de ignição e cerâmicas de alta tecnologia, a alumina hidratada precisa perder aágua que está quimicamente combinada dentro dela. Isso acontece nos calcinadores nos quais ela é aquecida a temperaturas entre 1.000ºC e 1.300ºC.





Obtenção do alumínio

A alumina é um composto químico que contém dois átomos de alumínio e três átomos de oxigênio.
Para obter o alumínio, é preciso retirar esse oxigênio que está dentro da alumina.
Como essa ligação do oxigênio com o...
tracking img