Quimica - aluminio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
ETAPA 1

Aula-tema: Matéria, energia, transformações e substâncias.
Essa atividade é importante para reconhecer a importância da indústria química de
alumínio, no Brasil, bem como, seus principais produtos e formas de obtenção; compreender
a diferença entre substância simples e composta.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passosdescritos.

Passo 01
Acessar as informações sobre o alumínio:
Sites sugeridos para pesquisa
• Introdução ao alumínio.
• Obtenção do alumínio primário.
Assistir o vídeo sobre:
• Alumínio como se faz.

Passo 02
Observar a imagem abaixo:

Figura 1: Fluxo de Produção do Alumínio
Fonte: Relatório de Sustentabilidade da Indústria de Alumínio - ABAL. São Paulo: 2005.

Passo 03Identificar quais são as principais características físico-químicas do alumínio.
O alumínio fundido dissolve outros metais e substâncias metaloides como o silício (que atua como metal). Quando o alumínio se resfria e se solidifica, alguns dos constituintes da liga podem ser retidos em solução sólida. Isto faz com que a estrutura atômica do metal se torne mais rígida. Os átomos podem ser visualizados comosendo arranjados em uma rede cristalina regular formando moléculas de tamanhos diferentes daqueles do elemento de liga principal. A principal função das ligas de alumínio é aumentar a resistência mecânica sem prejudicar as outras propriedades.
O alumínio segue o ferro/aço entre os metais de maior consumo anual, sendo o mais importante dos metais não ferrosos. O grande aumento no consumo dealumínio é a prova do que este metal significa na indústria moderna. A variedade de aplicações do alumínio está relacionada com suas características físico-químicas, com destaque para seu baixo peso específico, comparado com outros metais de grande consumo, resistência à corrosão e alta condutibilidade elétrica / térmica. Essas propriedades são as matérias – primas da indústria para diversificar seusprodutos e criar soluções para outros mercados, como o setor Naval e de Construção Civil.

Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas e intensivas do alumínio.
Propriedades Intensivas: São propriedades que não dependem da dimensão da amostra de substância.
|
 

Propriedades Extensivas: São propriedades que dependem da dimensão da amostra de substância.
|

Aspropriedades extensivas são diretamente proporcionais à quantidade de matéria da substância presente da amostra, enquanto que as intensivas independem da quantidade de matéria.
É importante ressaltar que uma propriedade extensiva pode ser convertida em uma propriedade intensiva de duas maneiras: 1) dividindo-se a propriedade extensiva pela quantidade de matéria ou 2) dividindo-se por outra propriedadeextensiva - usualmente massa ou volume.


Passo 04
Escrever um texto justificativo (mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas) sobre como o alumínio é encontrado na natureza, relacionando suas principais características com a
produção de objetos para o dia a dia. Incluir nesse texto as respostas do passo 3 desta tarefa.
| |
| |
O minério de importância industrial para obtenção doalumínio metálico e de muitos compostos de alumínio é a bauxita, que se forma em regiões tropicais e subtropicais por ação do intemperismo sobre aluminossilicatos. Apesar de ser frequentemente descrita como o minério de alumínio, a bauxita não é uma espécie mineral propriamente dita, mas um material heterogêneo formado de uma mistura de hidróxidos de alumínio hidratados ( [AlOx(OH)3-2x], 0 < x< 1) contendo impurezas.O rápido e notável crescimento da importância do alumínio na indústria é resultado de uma série de fatores:
* É um metal que possui excelente combinação de propriedades úteis resultando numa adequabilidade técnica para um campo extraordinário de aplicações em engenharia;
* Pode ser facilmente transformado, através de todos os processos metalúrgicos normais,...
tracking img