Alumen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Realizamos, em laboratório, a síntese química do alumínio transformando-o em alúmen, substância com grande utilização industrial. O trabalho aborda as aplicações do alúmen, o cálculo derendimento após a transformação, o modelo cristalino obtido e quais fatores que influenciaram para que obtivéssemos tal modelo.

OBJETIVOS
Utilizar de forma corretas diferentes técnicaslaboratoriais. Aprender sobre os princípios teóricos de síntese química, cálculo de rendimento do alúmen. Explicar fatores que influenciaram no produto final, o modelo cristalino.

DESENVOLVIMENTO

Aplicaçõesdo alúmen:
O alúmen de potássio KAl(SO4)2, principal constituinte da pedra-ume, e possui grandes aplicações no meio industrial. É utilizado bastante na purificação de água, curtimento de couro,têxteis a prova de fogo, produção de pão. Na tinturaria é utilizado para fixar corantes aos tecidos.
Cálculo de rendimento:
1 mol de alumínio ------------27g X=0,037molX ----------------------- 1g

1mol de alúmen ------------ 474g X=17,5g
0,037 ------------------ X g

Rendimento= 9,2/17,5 x100= 52,5%

Modelo cristalino obtido:Após realizar o processo de produção de alúmen, seguindo as etapas: preparação do alumínio, solubilização do alumínio, formação do alúmen e por fim a separação do precipitado. O modelo cristalinoobtido foi “policristais”. O resultado final foi um policristal, pois levou muito ao ser aquecido, e após o resfriamento o produto final foi um policristal.

CONCLUSÃO
Notamos que o alúmen possuigrande importância para industria, e também para nossa área de atuação futura, Engenharia Civil, pois ele é utilizado no tratamento de água, como já citamos anteriormente. Após fazer a reação paratransformação alumínio em alúmen tivemos como produto final, um sólido opaco, policristal. Calculamos seu rendimento. E possuindo o resultado do modelo cristalino obtido podemos explicar quais fatores...
tracking img