Sistema financeiro nacional

Páginas: 3 (708 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.
2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz, isto é, a suaMissão!
A eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se propôsa fazer com um bom almejo do resultado. Em um mundo globalizado, torna-se mais inserido e preparado dentro do mercado, o funcionário que consegue distinguir o significado destas duas palavras e sabemaproveitá-las e ou utilizá-las quando convier. Para o consultor Arthur Brender, as empresas estão passando por momentos de muita concorrência e desenvolver sua produtividade como destaque no mercadoé de muita significância para elas.
“Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao níveloperacional (como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).” (Brender, 2009)
Estes são dois conceitos muitos antigos, masimplacavelmente atuais.
Principalmente nos dias de hoje não compreendê-los ou, o que é muito pior, confundi-los provoca, sem dúvida, grandes danos à performance e aos resultados.
As diferenças entre essesdois conceitos podem até parecer sutis, mas realmente são extremamente importantes. Peter Drucker, que dispensa apresentações, é enfático em afirmar: eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são ascoisas certas. E complementa: o resultado depende de “fazer certo as coisas certas”.
Permita-me apresentar cada um desses conceitos com alguns detalhes a mais:
Considerando-se o exposto vamos checaralgumas percepções organizacionais muito naturais e... erradas!
Iniciando: qual a Missão da área de Treinamento? A resposta natural poderia ser: treinar pessoas; reciclar; desenvolver ou algo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
  • O sistema financeiro Nacional
  • Sistema financeiro nacional
  • Sistema financeiro nacional
  • Sistema Financeiro Nacional
  • Sistema financeiro nacional
  • Sistema financeiro nacional
  • Sistema financeiro nacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!