Alto forno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Na operação de um alto-forno é liberado, junto com os gases efluentes, grande quantidade de pó residual. Normalmente, em um silo coletor de pó, é feito alimpeza primaria dos gases através da precipitação das partículas maiores. É de suma importância garantir o controle do nível no coletor a fim de se evitar o arrastede partículas para os lavadores de gás, onde são precipitadas na forma de lama. O acúmulo de lama diminui a eficiência dos lavadores, tendo como conseqüência o enviode BFG (gás de alto-forno) com elevada quantidade de partículas para outras áreas da usina.
A não adoção de técnicas convencionais de medição de nível se devem aofato das condições adversas existentes no silo, tais como: perigo de explosões pela presença de gases inflamáveis, alta temperatura interna e ambiente altamentecorrosivo.
Em vários Alto-Fornos, a detecção do nível de pó nos coletores é obtida através da monitoração da temperatura interna ao longo de sua carcaça metálica. Paraisto, existe uma rede de medidores de temperatura fixados à esta estrutura. Este método é pouco confiável e sujeito a interpretações errôneas por parte do operadordevido à variação normal da temperatura do gás do processo que passa pelo interior do coletor, não podendo desta forma fazer uma correlação direta do valor da temperaturalida com o nível do pó.
Neste trabalho, pretendeu-se determinar uma outra variável que seja diretamente influenciada pelo pó no interior do coletor. Neste sentido,foram realizados testes em laboratório com sensor de vibração a fim de se detectar variações de sinal gerado em função da massa existente no corpo-de-prova utilizado.
tracking img