Alto da comparecida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em três atos escrita em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna. Sua primeira encenação foi em 1995, em Recife, Pernambuco. Posteriormentehouve nova encenação em 1974, com direção de João Cândido.

É um drama do Nordeste do Brasil. Insere elementos da tradição da literatura de cordel,de genero comédia apresenta traços do barrococatólico brasileiro, mistura cultura popular e tradição religiosa. Apresenta na escrita traços de linguagem oral por demonstrar na fala do personagem sua classe social, apresenta também regionalismos pelofato de a história se passar no nordeste e o autor ter nascido lá.

Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatrobrasileiro"[carece de fontes?].

Foi apresentada em 1999 na Rede Globo de televisão como minissérie, O Auto da Compadecida (em que há um acréscimo do artigo "o" antes do nome original). Na adaptaçãofeita para o cinema em 2000, também chamada O Auto da Compadecida, aparecem alguns personagens como o Cabo Setenta, Rosinha e Vicentão. Eles não fazem parte da peça original, e sim de A Inconveniênciade Ter Coragem, também de Ariano Suassuna.

[editar] PersonagensO Palhaço - O palhaço, já que a peça é escrita em pantomima (teatro de rua), ele atua como um apresentador, entrando e saindo datrama e conversando com o público.
João Grilo - Um homem pobre e aproveitador. Vive arranjando confusões. Trabalha para o Padeiro e é o melhor amigo de Chicó.
Chicó - É um homem covarde, e gosta decontar mentiras. Trabalha para o Padeiro e é o melhor amigo de João.
O padeiro - Homem avarento, dono da padaria de Taperoá. Esposo de uma mulher infiel.
A mulher do padeiro - Mulher adúltera. Vivetraindo seu marido . E Assim como seu cônjuge, é muito avarenta.
Padre João - Padre que chefia a paróquia de Taperoá. Muito racista e avarento, visando somente o lucro material.
Bispo - Assim como o...
tracking img