Alternativas para a crise atual – teoria keynesiana e liberal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo: 2 Atividade: Fórum Correntes do Pensamento Econômico
Título: Alternativas para a crise atual – Teoria Keynesiana e Liberal
Aluno:
Disciplina: Introdução a Economia
Introdução

Estaatividade tem o objetivo de analisar as diferenças entre a Escola Liberal e a Escola Keynesiana, apontando alternativas para a crise atual a partir das teorias oriundas dessas escolas.Características principais da Escola Clássica

A Escola Clássica tem como base os primeiros estudiosos das forças econômicas.
Na fase pós-iluminismo temos:
a. Fisiocratas que viam a terra como única fonte deriqueza e eram contra as idéias mercantilistas;
b. Liberais que entendiam o mercado como ferramenta para que o Estado obtivesse saldos positivos na balança comercial, acumulando capital e então,por necessidade de manter um mercado consumidor, promoveria a distribuição de renda.

O estudo científico da Economia teve início com Adam Smith, considerado o pai da Economia, que em seu livro “ARiqueza das Nações”, defendeu a teoria de que a Economia, e o lucro dos capitalistas, crescem e se sustentam através da divisão do trabalho, livre concorrência e da interferência do Estado na proteção dapropriedade, controle dos juros e emissão da moeda.

O estudioso David Ricardo definiu o valor do trabalho como sendo a quantidade de trabalho empregado na produção de uma mercadoria.

Oreacionário Malthus tentou defender idéias com o objetivo de manter e ampliar os ganhos dos detentores do capital às custas do sacrifício dos pobres e trabalhadores.

A Revolução Industrial valorizou odesenvolvimento individual e a concorrência.

O pensador Marx se preocupou com a melhoria das condições de trabalho e na apropriação dos meios de produção pela classe trabalhadora. Foi um críticodas idéias da Escola Clássica, revisou e criou conceitos e teorias sobre as condições da classe trabalhadora, sobre a concorrência, sobre o valor do uso, capital, mercadoria, força de trabalho, criou...
tracking img