Alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMAS DE PEDIATRIA
NÚMERO 85

Novos conceitos em alimentação e nutrição: impacto na promoção da saúde e na prevenção de doenças
Roseli Oselka Saccardo Sarni – Doutora em Medicina pela UNIFESP, Médica Assistente da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria da UNIFESP, Professora Assistente e Coordenadora do Serviço de Nutrologia do Departamento dePediatria da Faculdade de Medicina do ABC. Fabíola Isabel Suano de Souza – Mestre em Ciências pela UNIFESP, Professora Colaboradora do Serviço de Nutrologia do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina do ABC. Pesquisadora Associada da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria da UNIFESP.

Nestlé Nutrition Institute

1

Endereço paracorrespondência: Dra. Roseli Oselka Saccardo Sarni Rua Rene Zamlutti, 94 - apto. 52 Vila Mariana - São Paulo – SP CEP: 04116-260 e-mail: rssarni@uol.com.br O presente trabalho reflete exclusivamente o ponto de vista das autoras. “É proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo.”

2

Nestlé Nutrition Institute

RESUMO
Esta revisão traz informações atualizadas para opediatra, apoiadas em artigos científicos de qualidade, sobre os novos conceitos em alimentação e nutrição e a importância da incorporação desses conceitos ao atendimento rotineiro de crianças, tendo em vista a necessária prevenção de doenças. A nutrição saudável em fases precoces da vida tem reflexos na saúde, no bem-estar e no desempenho do indivíduo, e seus efeitos persistem na vida adulta. Aprogramação metabólica (ou programming) é definida como indução, deleção ou prejuízo do desenvolvimento de uma estrutura somática permanente ou o ajuste de um sistema fisiológico por um estímulo ou agressão precoce, que se manifestam num período suscetível e têm conseqüências de longo prazo para a função. Com base nisso, a alimentação balanceada em macro e micronutrientes deve ser estimulada, salientando-se opapel do aleitamento materno na redução do risco de desenvolvimento futuro de doenças crônicas. A alimentação complementar equilibrada também desempenha um papel fundamental, em oposição à oferta excessiva de carboidratos, lipídeos e/ou proteínas, que se relaciona com desenvolvimento de obesidade e doenças cardiovasculares. Ganham destaque ainda outros componentes da alimentação infantil, comonucleotídeos, prebióticos, probióticos e ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa, que atuam no crescimento e no desenvolvimento, na defesa antioxidante, na imunomodulação e na prevenção de doenças. A realização de ensaios clínicos com metodologia apropriada tem permitido ampliar o conhecimento dos mecanismos de ação e avaliar a segurança da incorporação desses novos conceitos à práticapediátrica. Por fim, cabe salientar que é imensa a responsabilidade de profissionais de área de saúde que atuam com crianças, no que diz respeito à orientação de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis. Os conhecimentos avançam rapidamente nesse sentido e apontam para os danos que práticas inapropriadas podem ocasionar a curto e longo prazo. Essas práticas têm repercutido negativamente na plenaexpressão do crescimento e do desenvolvimento da criança e na incidência de doenças crônicas nãotransmissíveis na idade adulta.
Nestlé Nutrition Institute

3

4

Nestlé Nutrition Institute

SUMÁRIO
1. Introdução ................................................................................ 7 2. Panorama nutricional da população brasileira: Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde de 2006............. 11 3. Os avanços no conhecimento da composição do leite materno e a prevenção de doenças .......................... 12 4. Novos conceitos em alimentação ........................................... 14 4.1. Recomendações nutricionais: importância da dieta equilibrada e balanceada em macro e micronutrientes ................................................. 14 4.2. Nutrientes e outros...
tracking img