Alimentos reguladores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Alimentos reguladores

Responsáveis pela regulação das atividades no organismo, garantindo o bom funcionamento através da água, das fibras, sais minerais e vitaminas, fornecidos pelas verduras e frutas
Os alimentos reguladores têm como nutrientes, as vitaminas  e os minerais. Tais alimentos conservam e fortalecem o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea  e proporcionamo bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras. Eles controlam as funções do organismo, mantendo a pele saudável e participam ainda, da formação dos tecidos. Em sua falta podem ocorrem alterações do funcionamento intestinal, falta de memória, sangramento das gengivas, perda de apetite, irritabilidade, enfraquecimento das unhas e cabelos, etc…
A esse grupo pertence às vitaminas-E,indispensável à presença de vitaminas na nossa dieta alimentar, a carência total de uma vitamina é considerada a vitaminose, que se traduz por várias sinais e sintomas facilmente identificados; as principais fontes de vitaminas são as vitaminas-A, e complexos B, C, D.

Fibras

Promovem o bom funcionamento do intestino, aumentando os movimentos intestinais e auxiliando na absorção e nometabolismo dos nutrientes. Elas também facilitam a mastigação, ajudam a aumentar a sensação de saciedade e contribuem para a limpeza dos dentes.
As fibras são compostas por um conjunto de substâncias de origem vegetal que o organismo humano não consegue digerir ou absorver, mas que desempenham variadas funções a nível digestivo e intestinal, tornando-se fundamentais à saúde.
Influenciam a velocidade dadigestão e do esvaziamento gástrico, ajudam a controlar melhor o apetite e a saciedade, regulam a absorção de alguns nutrientes, nomeadamente a glicose e o colesterol, ajudando a controlar os seus níveis no sangue.
As fibras são fundamentais para o bom funcionamento intestinal e prevenção da obstipação. Aumentam o volume das fezes e graças ao seu efeito bifidogénico promovem o crescimento dasbactérias protectoras do intestino.
Fibras solúveis, são aquelas que se diluem em água, é o caso das pectinas, gomas e mucilagens presentes em maiores quantidades nas polpas dos frutos, legumes e das leguminosas. As insolúveis, como a celulose ou a lenhina, encontram-se presentes nas cascas dos frutos e leguminosas, cereais completos e partes fibrosas dos legumes.
Onde encontrar: Verduras e legumescrus, frutas e cereais integrais.

Vitaminas

Podem ser hidrossolúveis ou lipossolúveis, consoante se encontram dissolvidas em água ou em gordura.
Hidrossolúveis: Vitaminas do Complexo B e vitamina C
Lipossolúveis: Vitamina A, Vitamina D, Vitamina E, Vitamina K
Os alimentos apresentam uma grande diversidade na sua composição relativamente ao tipo e à quantidade de vitaminas. Como estesnutrientes desempenham funções muito importantes no organismo, é essencial ter uma alimentação variada.
• Vitamina A: Protege a visão, a pele e participa na defesa do organismo. Está presente nos legumes e nas frutas amarelas e em verduras verde-escuras.
• Complexo B: Formado por dez vitaminas, auxilia na geração de energia e tem papel importante no sistema nervoso. Está presente nasverduras de folha, no tomate, na banana, na beterraba, no morango, na laranja, na maçã, no melão, na abóbora e na levedura de cerveja. Uma das vitaminas do complexo B, a B12, também é encontrada em alimentos de origem animal como o fígado, os ovos e as carnes.
• Vitamina C: Mantém a saúde dos vasos capilares e a estrutura das cartilagens, tendões, peles e ossos; auxilia na cicatrização de feridas ediminui a sensibilidade do organismo às infecções. É encontrada em frutas cítricas, no tomate, no pimentão e no repolho.
• Vitamina D: Essencial para o crescimento e desenvolvimento do corpo, é especialmente importante para a saúde óssea. É encontrada na manteiga e na gema de ovo, e também pode ser obtida pelo sol.
• Vitamina E: Tem ação antioxidante, protegendo as células contra...
tracking img