Algas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Algas
Ø Pertencem ao Reino Protista
Ø São organismos eucariontes, fotossintetizantes, unicelulares ou multicelulares.
Ø Vivem no mar, em água doce e até em terra firme, sobre superfícies úmidas.
Ø Diferem-se das plantas por não apresentarem embriões dependentes do organismo materno para sua nutrição.
Ø A maioria das algas possuem células dotadas de parede celular.
Ø As algasmicroscópicas são abundantes nas camadas mais superficiais dos mares de grande lagos, onde juntamente com as bactérias, protozoários, larvas de diversos animais, micro crustáceos, entre outros formam os Plâncton.
Ø As células das algas são dotadas de cloroplasto, de diferentes formas e tamanhos, dependendo da espécie. Cada célula pode possuir um único cloroplasto grande ou até mesmo dezenas de cloroplastospequenos.
Ø Os cloroplastos contêm pigmentos que atuam na fotossíntese (como clorofila, carotenos e etc) E são justamente os pigmentos um dos critérios mais importantes para se classificar as algas.
Ø Todo cloroplasto apresenta clorofila A, e dependendo do grupo podem apresentar um ou mais tipos de clorofila acessória. (B, C, D)
Obs.: Os cloroplastos podem conter também outros tipos depigmentos cuja cor chega a "mascarar" a verdadeira cor da clorofila, tornando as algas marrons, amareladas e até avermelhadas.
Principais Grupos de Algas
Ø Filo Cholorophyta
Ø Filo Phaeophyta
Ø Filo Rhodophyta
Ø Filo Bacillariophyta
Ø Filo Euglenophyta
Ø Filo Chrysophyta
Ø Filo Charophyta
Clorofíceas
Ø Constituem um dos filos mais diversificados, com cerca de oito mil espéciesdescritas, que podem ser uni ou multicelulares.
Ø A maioria é aquática, com espécies marinhas e de água doce, mas há também espécies que vivem em ambientes úmidos.
Ø Existem espécies que vivem em associação com fungos, constituindo os Liquens.
Ø Outras vivem no interior de células de animais, principalmente cnidários de água doce como a HYDRA, são conhecidas como zooclorelas, essas algas fazemfotossíntese e fornecem substâncias orgânicas nutritivas ao cnidário, que por sua vez garante abrigo e nutrientes inorgânicos e substâncias orgânicas que as algas não podem produzir.
Feofíceas
Ø Algas pardas.
Ø São multicelulares e vivem no mar. São conhecidas por laminarias.
Ø O gênero Sargassum, é uma espécie feofíceas fácil de encontrar na costa brasileira. Essas algas, são dotadas de estruturascheias de gás que permitem a flutuação, são muito abundantes nas águas do Oceano Atlântico.
Rodofíceas
Ø A maioria é multicelular. São abundantes nos mares tropicais, mas também ocorrem em água doce e em superfícies úmidas, como troncos de árvores de floresta.
Reprodução das Algas
Ø Tanto as algas unicelulares como as multicelulares, apresentam reprodução assexuada e sexuada.Reprodução assexuada
Ø Unicelulares
Ø - divisão binária longitudinal - é o mecanismo básico de reprodução. Processo em que um indivíduo da origem a outro através da multiplicação.
Ø - divisão binária peculiar - Realizada por algumas diatomáceas. Processo no qual, quando a célula se divide, uma das células-filhas recebe a metade maior da carapaça e a outra, a menor. Após a divisão, para quese complete a carapaça, as diatomáceas produzem sempre a metade menor, e consequentemente, uma parte dos indivíduos ficam com tamanho ligeiramente menor que a linhagem original.
Ø Multicelulares
Ø fragmentação do talo – Mais comum em algas filamentosas. Processo em que os fragmentos crescem pela multiplicação das células que constituem, regenerando talos completos.
Ø zoosporia – Processo queconsiste na formação de células flageladas, denominadas zoósporos. Estas se libertam da alga que os formou e nadam até atingir locais favoráveis, onde se fixam e originam novos talos.
Reprodução sexuada
Ø A reprodução sexuada das algas envolve, como em outros seres eucariontes, a fusão de dois gametas haploides.
Ø Unicelulares
Ø Em algas unicelulares como Chlamydomonas sp. , cada organismo...
tracking img