Alfred nobel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 3
Alfred Nobel (1833 – 1896) 4
A invenção da dinamite 6
O Prémio Nobel 6
Conclusão 8
Bibliografia 9








Introdução



Este trabalho relata a vida de um homem(Alfred Nobel), ilustre químico, fundador do Prémio Nobel. Aborda também as suas experiências químicas, como a realização da fórmula do Dinamite e da Nitroglicerina, factos importantes quanto àdescoberta de novos explosivos. O aperfeiçoamento dos mesmos teve contribuições relevantes para a sociedade e desenvolvimento da indústria.



Dinamite (TNT) trinitrotolueno

← Substânciaexplosiva, composta de nitroglicerina e de uma matéria neutra, ordinariamente siliciosa.

Nitroglicerina

← Nome comum de trinitrato de glicerol, resultante da substituição dos três radicais OH doglicerol, por outros tantos grupos NO3 do ácido nítrico, altamente explosiva e venenosa, solução alcoólica diluída, é vasodilatador.

Pólvora

← Mistura explosiva, construída de 75% de salitre(nitrado de potássio), 12% de carvão e 13% de enxofre moído.


















Alfred Nobel (1833 – 1896)






Alfred Bernhard Nobel nasceu a 21 de Outubro de 1833 emEstocolmo, viveu na Finlândia, mas mais tarde foi para a Rússia, onde estudou.











Alfred Nobel, o criador do Prémio Nobel, nasceu numa década de efervescência tecnocientífica.

Ogrande interesse pela Literatura e pela Química fez com que fosse para o estrangeiro especializar-se na área de Engenharia Química.

No ano de 1852 foi trabalhar para a empresa do pai com os irmãos, erealizou experiências com o fim de arranjar um uso seguro para a nitroglicerina, mas não obteve os resultados pretendidos.

Em 1863, com o objetivo de desenvolver a nitroglicerina como explosivo,regressou à sua terra natal. Tentou tornar a nitroglicerina num produto mais manipulável, juntando-lhe vários compostos, que a tornaram de facto numa pasta moldável, a dinamite* (Alfred Nobel: Us...
tracking img