Alfred bernhard nobel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alfred Bernhard Nobel

(1833-1896) Químico, engenheiro e inventor sueco a quem se deve a instituição dos prêmios Nobel. Nasceu em Estocolmo e acompanhou o pai quando este instalou em SãoPetesburgo (hoje Leningrado) uma usina de nitroglicerina, explosivo líquido de manejo tão perigoso que se pensou em proibir seu emprego pelo número de acidentes fatais provocados. Trabalhando na usinapaterna, Nobel observou que a nitroglicerina derramada acidentalmente de um garrafão rachado impregnava a terra que lhe servia de embalagem, formando massa espessa que podia ser manipulada sem perigo eexplodia somente quando se desejasse. Assim foi inventada a dinamite, patenteada na Inglaterra em 1867.

Mais tarde, em 1876, obteve patente da gelatina explosiva, que juntava a potência danitroglicerina à relativa segurança de manejo da dinamite. Cerca de 13 anos mais tarde, Nobel produziu a balistita, uma das primeira variedades de pólvora sem fumaça. A objeção de Nobel, de que sua patenteincluía esta última, deu origem a movimentadas controvérsias judiciais entre ele e o governo Britânico, de 1894 e 1895. Na época, os juizes decidiram contra Nobel. Este também realizou outras pesquisassobre placas de blindagem, erosão de armas de fogo e borracha artificial.


O Prêmio Nobel

Instituído por Alfred Nobel, em disposição testamentária de 27 de novembro de 1895, estes lauréisestipulavam um fundo a ser aplicado em valores seguros pela fundação, cuja renda anual seria distribuída, em cinco parcelas iguais, aos que, no ano anterior, tivessem prestados serviços relevantes àhumanidade. Até 1969, eram conferidos cinco prêmios Nobel anualmente aos que tivessem feito a descoberta ou a invenção mais importante no domínio: (1) da Física; (2) da Química; (3) da Fisiologia ou daMedicina; (4) da Literatura e (4)ao que mais tivesse se destacado na luta em defesa da fraternidade dos povos e da constituição ou propagação dos congressos de paz. Os prêmios de Física e Química são...
tracking img