Alexandre, o grande

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apesar de Philip II ter morrido em 336 AC, seu sonho de conquistar o império Persa não morreu. Com a ascensão de Alexandre, seu filho, esse sonho se fortaleceu.
Alexandre nasceu em 20 dejulho de 356 AC — morreu em 10 de junho de 323 AC. Alexandre foi bem mais ambicioso que seu pai, pois seu objetivo era transformar o mundo em um mundo grego. Destacou-se como um dos maiores comandantes militaresdo mundo.
Em 334 AC Alexandre conduziu seu exercito de mais de 35000 soldados para invadir Pérsia. Sua maior dificuldade era neutralizar as esquadras de Pérsia, que dominava as terras do oriente médioe da Ásia menor. Começou invadindo por onde é hoje a Turquia e fez incursões profundas em território persa. Seguiu sua marcha rumo ao sul, ao longo da costa do mediterrâneo, conquistando portos ecidades no caminho.
Uma das cidades que Alexandre encontrou em seu caminho foi à pequena ilha de Tiro. Essa cidade ficava em uma ilha afastada da costa e possuía muralhas colossais, um porto fortificadoe pouquíssima terra ao redor da muralha. Isso fazia com que Tiro se tornasse inexpugnável perante os olhos dos persas, mas não aos olhos de Alexandre.
Primeiramente Alexandre tentou a diplomacia,mas sem resultados positivos. Assim os engenheiros de Alexandre construíram uma barragem de 800 metros de comprimento, 60 metros de largura e 6 metros de altura, até Tiro. Chegando a certa altura,Alexandre trouxe as torres de cerco, um instrumento projetado por seus engenheiros que realmente era um carro blindado.
Essa máquina constituía-se em uma grande torre de madeira, coberta com couro crumolhado para minimizar sua vulnerabilidade ao fogo e a óleo quente. Dentro existia uma escadaria que conduzia a uma série de plataforma onde ficavam a Oxidely e outras catapultas. A parte inferior erausada para proteção dos soldados que manejava o aríete. Com essas armas de combate Alexandre, invadiu Tiro, provando que perante seu poder militar nada é inexpugnável.
Depois de invadir Tiro,...
tracking img